Começou a festa. No caso, a festa da literatura. A edição 68 da Feira do Livro de Porto Alegre teve início na manhã desta sexta-feira (28). Até o dia 15 de novembro, o evento irá ocupar a Praça da Alfândega, no Centro Histórico.
As 12 bancas das áreas Infantil e Juvenil foram as primeiras a serem abertas. As seções funcionarão nos próximos dias das 10h às 20h. Já a área geral, destinada ao público adulto, abre 12h30min e também encerra às 20h.
Nas primeiras horas de Feira, a maior parte do público era formada por estudantes uniformizados, supervisionados por professores, em passeios com as escolas. Havia também meia dúzia de pequenos ouvindo atentamente a contação de histórias infantis na tenda Circo dos Mafagafos.
Só que além dos jovens, também havia adultos transeuntes, como era o caso de Marília Levacov, 70 anos. A professora aposentada mora ao lado da praça e passeava por ali com seus dois cachorros da raça golden retriever — Siena, 4 anos, e o ceguinho Lucky, 12. Naquela primeira hora, os dóceis cães foram estrelas da Feira, atraindo a atenção de crianças e adolescentes.
— É uma folia! Quando vêem um grupo de crianças, eles fazem uma festa, fazendo questão de serem acariciados — destaca Marilia.
Sobre a Feira do Livro, a vizinha comemora:
— A praça fica mais segura e mais iluminada. É possível circular tranquilamente por aqui. Fora que o livro é a cultura.
Nesta edição, a Feira volta a ser completamente presencial, depois de dois anos em formato digital ou híbrido. A solenidade oficial de abertura será realizada às 18h desta sexta-feira, no Teatro Carlos Urbim.
Segundo a Câmara Rio-Grandense do Livro, que organiza o evento, a expectativa para as vendas deste ano é otimista, já que a Feira cresce em expositores em comparação ao ano passado: de 56 bancas para 71. A organização prevê receber 1,5 milhão de visitantes, 200 mil a mais do que a edição de 2019, que foi a última plenamente presencial.
Esse otimismo pode ser visto na gerente da banca da livraria e editora SVB, Joseane Maya Brum, que estava a postos na área Infantil desde a abertura:
— Vendemos bem ano passado, mesmo com a pandemia. Passamos nossa meta em 2021. Se Deus quiser, vamos duplicar a meta este ano. É uma Feira de retomada.
Para este ano, estão previstos mais de mil eventos na programação de 18 dias, o que inclui bate-papos, palestras, oficinas e sessões de autógrafos, sempre tendo o livro como mote. Todas as atividades são de graça. Muitas dessas ações terão Porto Alegre como tema, já que a edição 68 do evento homenageia os 250 anos da Capital, completados em 26 de março.
A programação completa pode ser conferida no site oficial da 68ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre.