O jornalista Merval Pereira foi eleito, na tarde desta quinta-feira (2), o presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) para exercício em 2022. Merval será sucessor do escritor Marco Lucchesi, que ocupou a função desde 2017.
Conforme o Globo, nova diretoria foi eleita por unanimidade. A chapa única foi formada por Merval Pereira, concorrendo à presidência; Nélida Piñon, secretaria-geral; Joaquim Falcão, primeira-secretaria; Celso Lafer, segunda-secretaria; e Evaldo Cabral de Mello, tesouraria. Será feita uma posse administrativa no dia 9 de dezembro, enquanto a cerimônia oficial deve ocorrer em março do próximo ano.
A nova gestão deve prosseguir com projetos iniciados sob gestão de Lucchesi, como a microfilmagem de documentos da casa e o dicionário da ABL. Em relação ao aniversário de 125 anos da academia, Merval afirma que haverá uma programação ampla, com exposição sobre a história da instituição e um livro com seleção de fotografias.
O próximo ano representa a continuação das atividades presenciais na ABL, que vêm retornando desde outubro. Além disso, os recém eleitos para as cadeiras 17 e 20, Fernanda Montenegro e Gilberto Gil já tem planos pela frente — a atriz planeja um monólogo no teatro da academia, enquanto o cantor aprova a ideia de um show na instituição.
Merval tem 72 anos e ocupa a cadeira 31 da ABL desde 2011. Nascido no Rio de Janeiro, começou no jornal "O Globo" em 1968. Passou por várias funções e chefias, e juntou prêmios ao longo da carreira de jornalista.