O cheirinho de livro volta a tomar conta do centro da Capital. Depois de um formato virtual em 2020, a Feira do Livro de Porto Alegre retorna à Praça da Alfândega nesta 67ª edição, mesclando atividades presenciais e digitais até 15 de novembro.
As lives proporcionarão encontros online com escritores nacionais e internacionais. Já na Praça da Alfândega haverá, além dos estandes dos livreiros, sessões de autógrafos e atividades para curtir com as crianças. O funcionamento é das 12h30min às 19h30min (a área infantil abre às 10h).
GZH selecionou atrações deste domingo até o feriado de terça-feira (2). A programação completa pode ser conferida no site da Feira.
Programação online
As transmissões podem ser assistidas pelo site da Feira, em geral com os convidados a distância e os mediadores em um estúdio no Memorial do RS.
DOMINGO
"Para celebrar Carolina Maria de Jesus" - 18h
Escritora brasileira nascida em 1914, Carolina Maria de Jesus foi uma das primeiras autoras negras a ganhar projeção nacional e internacional após o lançamento de Quarto de Despejo, em 1960. Falecida em 1977, os seus diários viraram novas publicações e foram lançados neste ano: Casa de Alvenaria – Volume 1: Osasco e Casa de Alvenaria – Volume 2: Santana trazem detalhes da vida da escritora nos dois locais que compõem os títulos das obras. E, para falar destes lançamentos, a sua filha Vera Eunice de Jesus e o autor de Carolina, uma Biografia, Tom Farias, foram convidados para conversar com a escritora Ana dos Santos e a professora Fernanda Oliveira, mediadoras do encontro.
Miriam Leitão - 19h30min
Uma das principais vozes do jornalismo do país, a autora Miriam Leitão aborda o panorama político e histórico do governo Bolsonaro em A Democracia na Armadilha, livro que reúne textos publicados entre abril de 2016 e julho de 2021 em sua coluna em veículos de comunicação. A profissional do Grupo Globo ainda explica as ameaças à democracia e o descaso com o trabalho da imprensa durante a pandemia no bate-papo mediado pelo cientista político Juliano Corbellini.
SEGUNDA
Jo Nesbø - 18h
O escritor norueguês Jo Nesbø, autor do best-seller Boneco de Neve, abordará, em conversa com o jornalista Carlos André Moreira, literatura policial, heróis, demônios e A Casa da Dor – Um Caso de Harry Hole, seu livro mais recente, cuja história se passa no nordeste brasileiro.
TERÇA
Cris Guerra - 19h30min
A influenciadora Cris Guerra, que já conta com sete livros publicados, buscando novos olhares sobre comportamento e desenvolvimento humano, recentemente lançou a obra infantil O Menino que Engoliu o Choro. E é justamente sobre choro e superação que ela falará com a mediadora Cris Lisbôa.
Programação infantil
Ainda no domingo (31), além da contação de histórias que se estende durante o dia, às 14h tem teatro de bonecos do grupo Fantomania com a apresentação Contos da Floresta – A Aposta do Gaúcho. Na segunda-feira (1º), às 10h, ocorre a leitura de Grude-Grude, de Bia Hetzel, e, na sequência, às 10h40min, é a vez da turminha conhecer a obra Meu Cachorro Sumiu, de Eliandro Rocha.
A partir das 10h de terça-feira (2), ocorre a apresentação da peça Movimentaí, da Palco Aberto Produtora. No mesmo dia, às 14h, os bonecos voltam, mas, desta vez, com um conto de bruxas. Ainda há contação de histórias durante a programação, encerrando com a leitura da obra De Passinho em Passinho, de Otávio Júnior.
Todas as atrações podem ser vistas na Praça da Alfândega, no YouTube e no Facebook da Feira do Livro ou no site oficial.
Sessões de autógrafos
GZH reuniu uma seleção das principais sessões. A programação completa está disponível no site da Feira.
DOMINGO (31)
Alice Comassetto
Autografa Aguenta Firme às 14h30min, na Praça dos Autógrafos.
Rodrigo Trespach
Autografa Personagens da Independência às 17h30min, na Praça dos Autógrafos.
Maria Tereza Jorgens Bertoldi
Autografa Beatles - Do Moderno ao Pós-moderno às 19h, na Praça dos Autógrafos.
SEGUNDA (1)
Cíntia Moscovich
Autografa Histórias Cifradas / O Mundo ao Redor às 18h, no Memorial do Rio Grande do Sul. A autora é a organizadora da obra.
TERÇA (2)
Léo Gerchmann
Autografa A Fonte – A Incrível História de Salim Nigri às 16h, na Praça dos Autógrafos.
Gerson Werlang
Autografa Wilde em Berneval às 16h, na Praça dos Autógrafos.
Dicas do patrono
GZH conversou com Fabrício Carpinejar para pegar algumas dicas que possam ajudar os leitores que forem até a Feira do Livro neste primeiro fim de semana esticado pelo feriado de Finados, depois de dois anos sem ter a experiência de ir presencialmente ao evento — o último presencial foi em 2019.
Livros que você deve comprar
- Só os Diamantes São Eternos, de Tailor Diniz
- O Deus das Avencas, de Daniel Galera
- Brasil, Construtor de Ruínas, de Eliane Brum, vencedor do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos
Autores para ficar de olho
- Samir Machado de Machado, autor de Homens Cordiais
- Menalton Braff, autor de Além do Rio dos Sinos
- Natalia Borges Polesso, autora de A Extinção das Abelhas
- Luisa Geisler, autora de Quiçá
- Rafael Sica, parceiro de Paulo Scott em Meu Mundo Versus Marta
Como achar bons livros nos balaios
"Revirando. Mas pode ter certeza que, se há aglomeração em um deles, há ofertas imperdíveis."
Como avaliar se vale a pena comprar um livro que você não conhece
"Não vá pela capa. Abra a página 33. Ponto estratégico do conteúdo, pois não é o início nem o final da obra. Leia, veja se existe algum nexo com a sua vida. Sempre dá resultado."