A tradicional Feira do Livro de Porto Alegre voltará neste ano à Praça da Alfândega. Se em 2020, devido à pandemia, o evento foi totalmente virtual, em sua 67ª edição ele será realizado em formato híbrido, entre os dias 29 de outubro e 15 de novembro.
Bancas de livreiros, estandes de patrocinadores, a Praça de Autógrafos e parte da programação poderão ser conferidos presencialmente. O conteúdo online será produzido no prédio do Memorial do Rio Grande do Sul, que fica na Praça da Alfândega, e será transmitido por meio da plataforma digital da Feira do Livro. Assim como no ano passado, o público poderá acessar as lojas virtuais dos 58 expositores confirmados para esta edição.
A 66ª Feira do Livro foi marcada, especialmente, por dois fatores. Tanto por ter sido a primeira vez em que o evento transcorreu de forma virtual, quanto por ter escolhido o primeiro patrono negro, o romancista Jeferson Tenório, que também é colunista de Zero Hora.
Autor de O Beijo na Parede (Sulina, 2013), Estela Sem Deus (Zouk, 2018) e do O Avesso da Pele (Companhia das Letras, 2020), a opção por Tenório em 2020 demonstrou a tentativa dos organizadores do evento de alinharem-se com debates sobre racismo e representatividade, além de valorizar o trabalho de escritores que vêm renovando a literatura. Por enquanto, o patrono de 2021 ainda não foi anunciado.