A Feira do Livro de Porto Alegre segue, em edição virtual, até o dia 15 de novembro. Com dúvidas sobre quais títulos valem a pena adquirir? GZH lista 10 obras atualíssimas, que refletem sobre os estranhos tempos em que vivemos, desde reflexões sobre a pandemia de coronavírus até olhares à respeito de política e racismo.
Com autores de renome internacional, como Yuval Noah Harari, até expoentes regionais, como Fabrício Carpinejar, a seleção traz opções para todos os gostos. Confira a lista completa a seguir:
A Vida Não é Útil
De Ailton Krenak
O líder indígena Ailton Krenak critica, neste livro, a ideia de que a economia não pode parar, ligando o tema ao fim das florestas naturais e ao aquecimento global.
Notas Sobre a Pandemia
De Yuval Noah Harari
Autor do best-seller Sapiens, Harari explora nesta coleção de artigos os desafios para as nações romperem o isolacionismo e trabalharem juntos pelo fim da pandemia.
Colo, Por Favor!
De Carpinejar
Assim como livro de Harari, também foi escrito e lançado durante a pandemia, mas está centrando no mundo privado do isolamento social, tratando de solidão e esperança.
Utopia Para Realistas
De Rutger Bregman
Lançado em 2018, trata da importância dos programas de renda básica para o futuro da economia, tema que ficou ainda mais atual com os debates em torno do Auxílio Emergencial e do Bolsa Família.
Pequeno Manual Antirracista
De Djamila Ribeiro
Desde o ano passado figurando na lista dos mais vendidos, o livro da filósofa Djamila Ribeiro explica de maneira acessível o racismo estrutural — e apresenta propostas para combatê-lo.
Argonautas
De Maggie Nelson
Casada com um artista de gênero fluido, a americana Maggie Nelson revê suas memórias e teoriza sobre temas como transexualidade, família e educação dos filhos.
Seja Homem
De JJ Bola
Em conexão com o feminismo e a igualdade de gêneros, o congolês JJ Bola desmarcara mitos da masculinidade e busca redefinir o significado de "ser homem" em diferentes contextos.
Os Engenheiros do Caos
De Giuliano da Empoli
Com uma linguagem simples e concisa, o italiano Giuliano de Empoli apresenta dados sobre o fenômeno das fake news e o relaciona à ascensão de políticos populistas.
Fascismo à brasileira
De Pedro Doria
No momento em que imagens e discursos de novos integralistas começam a circular nas redes sociais, o jornalista Pedro Doria ajuda a compreender e contextualizar o movimento de Plínio Salgado.
Stálin
De Simon Sebag Montefiore
Depois que Caetano Veloso relativizou o autoritarismo dos regimes comunistas, o debate sobre Stálin voltou à tona. Esta é uma das biografias mais respeitadas.