Um conjunto de ensaios sobre o impacto da pandemia do coronavírus, um romance que aborda a violência policial contra os negros, uma obra que trata das relações em um mundo cada vez mais conectado. Esses são alguns dos livros lançados em 2020 que você precisa conhecer.
Aproveitando o clima da Feira do Livro de Porto Alegre, que realiza sua 66ª edição de forma virtual até 15 de novembro, GZH preparou uma lista com 10 obras deste ano que merecem sua atenção. Confira:
O Avesso da Pele
De Jeferson Tenório
Terceiro romance de Jeferson Tenório, patrono da 66ª Feira do Livro de Porto Alegre. Na obra, Pedro, filho de um professor negro morto em uma abordagem policial, busca refazer os caminhos do pai.
A Casa da Rua Mango
De Sandra Cisneiros
Assim como a autora deste romance, a protagonista Esperanza é uma norte-americana filha de pais mexicanos. O livro acompanha a personagem desde a timidez da infância ao início do amadurecimento.
Garota, mulher, outras
De Bernardine Evaristo
Primeira mulher negra a ganhar o Man Booker Prize. Bernardine foi premiada por este livro que mistura prosa e poesia para apresentar personagens que ilustram a diáspora africana.
O Reformatório Nickel
De Colson Whitehead
Após conquistar o Pulitzer com seu elogiado The Underground Railroad, Whitehead acaba de lançar este novo romance. A história trata de dois garotos negros que vão parar em um reformatório nos anos 1960.
Pessoas Normais
De Sally Rooney
Livro que começa com jeito de romance adolescente, Pessoas Normais surpreende ao se tornar uma crônica sobre as relações superficiais em um mundo cada vez mais conectado.
No Tremor do Mundo
De Luísa Duarte e Victor Gorgulho (orgs.)
Conjunto de ensaios que analisa a repercussão da pandemia de coronavírus em diferentes campos da sociedade, com textos de Ailton Krenak, Christian Dunker e Noemi Jaffe, entre outros.
Nietzsche no Paraguai
De Christophe Prince e Nathalie Prince
O livro investiga a desvairada utopia de Elisabeth Förster-Nietzsche, irmã do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. No final do século 19, Elisabeth e o marido tentaram fundar uma colônia nazista no Paraguai.
Solução de Dois Estados
De Michel Laub
O premiado escritor gaúcho aborda neste romance transformações do Brasil recente a partir da história de dois irmãos que crescem juntos, mas tomam trajetórias de vida praticamente opostas.
A Tensão Superficial do Tempo
De Cristóvão Tezza
Mais um romance que tem como pano de fundo o Brasil contemporâneo, trata da história de um professor de química de Curitiba envolvido com a esposa de um procurador federal.
Berta Isla
De Javier Marias
Um dos romancistas mais respeitados da atualidade, o espanhol Javier Marias retoma o tema da espionagem neste livro. Na narrativa, a jovem Berta casa com um homem sem saber que ele é um espião.