A lista dos semifinalistas indicados ao prêmio britânico Booker Prize deste ano foi divulgada nesta terça-feira (28). Entre os 13 escritores que concorrem à estatueta, nove são mulheres, e Hilary Mantel agora pode se tornar a primeira artista a vencer três vezes o Booker.
Além da liderança feminina, outro dado marcante é o de oito escritores iniciantes na premiação - 162 autores concorreram a essa primeira etapa de seleção. Em setembro, outra lista será anunciada, com seis finalistas.
"Há vozes inéditas de minorias sociais, histórias novas, ousadas e potentes", disse em nota Margaret Busby, que preside o grupo de jurados da edição deste ano. "Compartilhar experiências que não poderíamos ter imaginado é tão poderoso quanto ser capaz de se identificar com os personagens."
A escritora britânica Hilary Mantel, que já venceu o prêmio duas vezes em edições anteriores, entrou para a lista com seu livro The Mirror and the Light, lançado em março deste ano. A autora é uma entre apenas quatro artistas - Margaret Atwood, Peter Carey e JM Coetzee - premiados duas vezes pelo evento, e agora, pode se tornar a primeira a vencê-lo três vezes.
Além dela, compõem a lista Diane Cook, Tsitsi Dangarembga, Avni Doshi, Gabriel Krauze, Colum McCann, Maaza Mengiste, Kiley Reid, Brandon Taylor, Anne Tyler, Douglas Stuart, Sophie Ward e C Pam Zhang.
Até os juízes da edição se surpreenderam com o alto número de escritores iniciantes. É o que diz Gaby Wood, diretora literária do Booker Prize. "É uma atípica proporção alta, sobretudo surpreendente para os próprios juízes, que admiram muitos livros de autores mais consagrados e lamentam ter que deixá-los", disse Wood em comunicado.
"Talvez seja óbvio que histórias poderosas possam vir de lugares inesperados e de formas desconhecidas. No entanto, esta lista caleidoscópica serve como lembrete", completou ela.
O vencedor deste ano ganhará o valor de £ 50.000 (equivalente a R$ 334,2 mil).