O filósofo Ruy Fausto, 84 anos, morreu nesta sexta-feira (1º), em Paris. Professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), o escritor foi vítima de um enfarto. O corpo de Ruy foi encontrado por sua ex-esposa no apartamento dele na capital francesa, onde morava sozinho. De acordo com Sergio, sobrinho do intelectual, ele estava recostado no piano em sua residência - Ruy era um grande apreciador de jazz e tocava frequentemente.
Doutor em filosofia pela Universidade Paris I, Ruy nasceu no dia 22 de janeiro de 1935, em São Paulo. Ele também é conhecido por ter sido autor de obras sobre a política brasileira, como A Esquerda Difícil: Em Torno do Paradigma E do Destino das Revoluções do Século XX E Alguns Outros Temas (Perspectiva, 2007) e Outro Dia: Intervenções, Entrevistas, Outros Tempos (Perspectiva, 2009).
Sua obra mais conhecida é Marx: Lógica e Política (2002). A última lançada, Caminhos da Esquerda: Elementos Para Uma Reconstrução (2017), ele analisa os erros da esquerda no Brasil e propõe um novo trajeto para a vertente política.
Considerado um dos principais teóricos do marxismo no Brasil, Ruy era irmão do historiador Boris Fausto. Deixa a ex-esposa e a filha Luisa.