Um livro inédito da filósofa francesa Simone de Beauvoir será publicado neste ano. A informação foi confirmada por Sylvie Le Bon de Beauvoir, filha da escritora, ao jornal The New York Times, nesta terça-feira (28). No Brasil, As Inseparáveis será lançado em outubro pela editora Record, com tradução de Ivone Benedetti.
A obra foi escrita cinco anos após Beauvoir lançar seu maior sucesso, O Segundo Sexo (1949), mas não chegou a ser publicada. Em seu livro Memórias de Uma Moça Bem-Comportada, a filósofa afirma que a história "parecia não ser necessária e falhou em proporcionar interesse do leitor".
As Inseparáveis é um romance inspirado na amizade entre Beauvoir e Élisabeth Lacoin, conhecida como Zaza. Ambas, amigas de infância, discutiam a desigualdade de gênero e tinham desejos contrários às imposições sociais às mulheres na época.
— Ela destruiu alguns trabalhos que não ficou satisfeita — disse Le Bon. — Mas não destruiu este. Ela me disse para "eu fazer o que achasse certo" com ele — acrescentou.
A filha da filósofa guarda os escritos em sua casa há anos e afirma que o leu pela primeira vez após a morte da mãe, em 1986. Até o momento, os direitos autorais de As Inseparáveis foram vendidos para editoras em 17 países.