Em silêncio, sentada no colo do pai, Débora Oliveira, cinco anos, foi surpreendida pela chegada de Aladim segurando uma colorida sombrinha e com um pedido especial para a pequena: proteger a lâmpada mágica até o início do espetáculo na tenda das Mil e Uma Histórias, na Feira do Livro de Porto Alegre, na tarde desta segunda-feira (4). Imediatamente, a menina abriu um sorriso e estendeu as mãos, sinalizando que cumpriria a tarefa.
Ao lado dos pais, o marceneiro Jhonatan Djeyson Oliveira, 31 anos, e a educadora física Cristina Gracia, 35, e do irmão, Vitor Oliveira, três anos, Débora deixou a quietude de lado e passou a interagir com o personagem interpretado pelo ator e poeta Jonatan Ortiz. A magia havia se completado! Naquele momento, a família, que veio de Brasília e visitava a Feira pela primeira vez, estava envolvida no ambiente proporcionado pelo espaço dedicado a contar histórias infantis até o final da 65ª edição do evento.
Inspirada na rainha persa Sherazade, a tenda das Mil e Uma Histórias apresentará 28 fábulas de diferentes autores ao longo da feira. Encravado no meio da Praça da Alfândega, o ambiente acomoda até 100 pessoas num cenário feito apenas com materiais recicláveis e criado pela artista plástica Fernanda Capra. CDs antigos viraram cristais, caixas de leite e até as plumas de um velho vestido de noiva se tornaram partes das luminárias. Os bancos da praça ganharam bordados feitos à mão.
Nesta temporada, os contadores também narrarão obras de escritores e ilustradores de literatura infantil presentes na programação. São quatro apresentações por dia — 9h, 10h30min, 14h e 15h30min —, mas é preciso agendar a participação (confira abaixo). Ainda há vagas para os próximos dias. Cada sessão costuma durar entre 15 minutos e 25 minutos, para não perder a atenção das crianças.
Os contadores das histórias
Diariamente, cinco atores e contadores se transformam nos personagens mais importantes dos contos da lendária rainha persa que fascinou o sultão ao narrar histórias fantásticas por mil e uma noites. Além de Ortiz, fazem parte do elenco a professora de séries iniciais e atriz Carmen Lima, a professora de História e escritora Adriana Stein, e os integrantes do grupo desde a primeira apresentação, há duas décadas, os atores Bárbara Catarina e Jairo Klein, que interpretam Sherazade e o rei.
Bárbara coordena a equipe e emociona-se ao falar do trabalho voltado às crianças de zero a seis anos:
— No teatro, não nos envolvemos diretamente com o espectador. Na contação de história, ao contrário, é preciso buscar o olhar de quem nos acompanha. Como nosso público é composto por crianças, costumo me sentar no chão para ficar na altura dos olhos dos pequeninos. Nunca é igual. É uma emoção diferente a cada dia.
Klein concorda com a colega e completa:
— Somos apaixonados pelo que fazemos. É um presente estar aqui porque, a cada nova contação, incentivamos os pequenos a viajarem pelo mundo da literatura.
Bárbara explica que a decisão de criar um ambiente inspirado nas narrativas das Mil e Uma noites veio do próprio tema central da área "Literatura Oral: a Palavra como Patrimônio".
— Sherazade foi uma das grandes mediadoras de leitura, que conseguiu viver por saber contar histórias capazes de cativar o seu marido até então sanguinário. Ela conseguiu mudar o destino por meio da palavra — resume a atriz.
Quem foi Sherazade?
Sherazade é personagem de As Mil e uma Noites, livro surgido provavelmente na Pérsia (atual Irã), por volta do século 10. Na obra, um sultão revoltado com a infidelidade da rainha decide desposar uma donzela a cada noite para matá-la na manhã seguinte. Filha de um conselheiro do rei, Sherazade acaba casando com o sultão, mas consegue driblar o destino que seria trágico ao instigar a curiosidade do monarca. A cada noite, ela narra uma história fantástica sem revelar o desfecho. Para conhecê-lo na noite seguinte, o sultão acaba adiando a morte de Sherazade, dia após dia. Dos contos narrados por ela surgem personagens como Aladim, Ali Babá e Simbá.
Nos três anos seguintes ao casamento, ela conta uma história a cada noite. Neste espaço de tempo, concebe três filhos do rei. Apaixonado pela contadora de histórias, o sultão retira a sentença de morte e permanece casado com Sherazade.
Para agendar a visita à tenda
- O agendamento de crianças de escolas infantis, creches e entidades ainda pode ser feito pelo e-mail: visitacaoescolar@camaradolivro.com.br.
- Mais informações e formulários para inscrições podem ser acessados neste link.