Foi lançada nesta segunda-feira (4) na Feira do Livro, a Frente Parlamentar Mista do Livro, da Leitura e da Escrita, grupo criado para reunir parlamentares e integrantes da cadeia produtiva do livro para discutir pautas comuns ao setor.
Os deputados federais gaúchos Fernanda Melchionna (Psol) e Henrique Fontana (PT) e a deputada estadual Sofia Cavedon encabeçaram a solenidade, realizada no Teatro Carlos Urbim, localizado na Praça da Alfândega entre o Memorial do Rio Grande do Sul e o Santander. A cerimônia contou também com a presença do presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Isatir Bottin Filho, e da secretaria de Cultura do Estado, Beatriz Araújo.
O encontro também reuniu representantes de entidades como a Associação Gaúcha de Escritores, a Câmara Brasileira do Livro e o Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região. A Frente foi lançada originalmente em Brasília, no início de setembro, por Fernanda Melchionna e pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN), como uma reação ao episódio em que o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, mandou recolher um livro em quadrinhos durante a Bienal do Livro.