A escritora canadense Margaret Atwood e a anglo-nigeriana Bernardine Evaristo ganharam nesta segunda-feira (14) o prestigioso prêmio literário Booker Prize, por suas obras The Testaments e Girl, Woman, Other, respectivamente. Elas vão dividir o prêmio de 50 mil libras esterlinas, cerca de R$ 260 mil. É a terceira vez desde sua criação, há 50 anos, que o prestigioso prêmio literário em língua inglesa recompensa dois livros.
Atwood já havia recebido a distinção em 2000 por O Assassino Cego, além de ter figurado na lista de finalistas outras quatro vezes, com O Conto da Aia (1986), Olho de Gato (1989), Criminosa ou inocente? (1996) e Oryx e Crake (2003).
A continuação de O Conto da Aia, The Testaments, era uma das obras favoritas na competição. Publicado em setembro nos Estados Unidos e com previsão de chegar ao público brasileiro em novembro, o livro se passa 15 anos após a trama de Offred, a partir do testamento de três personagens-chave para compreender a complexa estrutura de Gilead, país teocrático e machista que emergiu no lugar dos Estados Unidos, em um futuro distópico imaginado pela escritora.
O feminismo também é o tema de Girl, Woman, Other, de Bernardine Evaristo, que apresenta uma trama intricada, conectando a jornada de 12 personagens, a maior parte delas mulheres britânicas negras, em uma sociedade patriarcal e racista, explorando as similaridades e diferenças entre suas vivências — visto que elas são de diferentes gerações e classes, além de ter religiões e visões políticas distintas.
Aos 60 anos, Evaristo foi a primeira mulher negra a receber o prêmio. Este é o seu oitavo livro de ficção.
Confira a lista dos concorrentes:
- Margaret Atwood, The Testaments
- Kevin Barry, Night Boat to Tangier
- Oyinkan Braithwaite, My Sister, The Serial Killer
- Lucy Ellmann, Ducks, Newburyport
- Bernardine Evaristo, Girl, Woman, Other
- John Lanchester, The Wall
- Deborah Levy, The Man Who Saw Everything
- Valeria Luiselli, Arquivo das Crianças Perdidas
- Chigozie Obioma, An Orchestra of Minorities
- Max Porter, Lanny
- Salman Rushdie, Quichotte
- Elif Shafak, 10 Minutes 38 Seconds in This Strange World
- Jeanette Winterson, Frankissstein