Nunca foi fácil ser adolescente, mas uma nova camada de dificuldade pode ter sido construída com a chegada das redes sociais e o impacto de sua obsessão com aparência, reconhecimento e popularidade.
É esse o universo ao redor do qual gira 100 Mil Seguidores, novela destinada ao público adolescente escrita por Luís Dill. O livro acompanha alternadamente três meninas em uma fictícia cidade do interior do Rio Grande do Sul. Carolina passa mais tempo planejando as postagens de suas fotos nas redes sociais do que estudando. Obcecada por fazer sua conta ter mais seguidores, vai abrindo mão das inibições em postagens cada vez mais ousadas. Ana, sua irmã, e a melhor amiga desta, Ticiana, são retraídas e lidam com a inadequação e os desafios do cotidiano fazendo cortes meticulosos nos braços.
Quatro vezes vencedor do Açorianos, Dill não escreve aqui um relato policial como muitos de seus outros livros, por exemplo, Safari (2014) ou A Dor Mais Afiada, mas constrói suspense com uma prosa direta e de lances rápidos. O verdadeiro mistério aqui é por onde andam os adultos nas vidas destes jovens que não reconhecem suas atitudes como os pedidos de atenção que são.
100 MIL SEGUIDORES
De Luís Dill
- Romance juvenil. Editora Casa 29. 104 páginas, R$ 35