A quantidade de pessoas interessadas em escutar os escritores Paulo Scott e Daniel Galera e o dramaturgo e diretor de teatro Julio Conte conversarem sobre a obra de João Gilberto Noll (1946–2017) fez com que o primeiro evento do Festival Rastros de Verão precisasse mudar de lugar.
Previsto para acontecer na Livraria Bamboletras, o bate-papo entre os três autores fortemente influenciados por Noll, autor homenageado pelo evento, que leva o nome de uma de suas mais famosas obras, levou pelo menos uma centena de pessoas à galeria. O imprevisto fez com que os organizadores precisassem usar as cadeiras da área externa do espaço e instalar uma caixa de som para abrir a programação do evento, que tem programação até o final de março e ainda prevê mesas redondas com nomes como Samir Machado de Machado, Jeferson Tenório, Alexandre Luccheses, Fernanda Bastos e Diego Grando.
– Tenho certeza que Noll ficaria muito feliz em passar calor com toda essa gente e tomar uma cerveja com esses três convidados – sintetizou o produtor Fernando Ramos, realizador do festival, antes do início do debate.
Já aprumados em frente ao grande público, os três autores debateram questões literárias afins a Noll ou não. Daniel Galera iniciou falando sobre a importância de eventos literários no atual momento da programação cultural de Porto Alegre.
– É importante valorizar as pequenas livrarias, e um evento como este, realizado em um espaço como este, é primordial neste momento.
Descontraída, a conversa entre Conte, Galera e Scott girou entre influências de Noll em seus trabalhos, momentos dos autores com o escritor porto-alegrense e ecos de suas obras no cotidiano atual. Conte usou o espetáculo Aquilo que nos Amanhece, inspirado nos textos concisos de Noll em Mínimos, Múltiplos, Comuns, para falar sobre a relação da obra literária do autor com outras formas de expressão:
– É muito difícil transportar a obra do Noll para o teatro e para o cinema, porque o mundo inteiro do Noll está na cabeça do narrador. Ele conta muito mais coisas que não acontecem do que o contrário. As coisas que acontecem são muito simples, há algo de coloquial na narrativa dele que apresenta muita força.
Nesta semana, o Festival Rastros do Verão ainda tem eventos na terça, na quarta e na quinta-feira. A programação segue na semana seguinte e vai até 28 de março nas livrarias Baleia (Rua Coronel Fernando Machado, 85), Taverna (Fernando Machado, 370) e Padula (Fernando Machado, 997).
A programação
Terça-feira (19), às 19h30min: bate-papo com Luisa Geisler, José Francisco Botelho e Luis Augusto Farinatti. Mediação de Milton Ribeiro. Livraria Bamboletras (R. Gen. Lima e Silva, 776).
Quarta-feira (20), às 19h30min: bate-papo com Santiago, Rafael Correa e Aline DaKa. Padula Livros (R. Cel. Fernando Machado, 997)
Quinta-feira (21), às 19h30min: leituras com Lilian Rocha, Diego Petrarca e Ryan Mainardi. Padula Livros (R. Cel. Fernando Machado, 997)
Quarta-feira (27), às 18h30min: sessão de autógrafos com Alexandre Lucchese; às 19h30min: leituras com Juliana Meira, Lais Chaffe, Sara Albuquerque e Nanda Barreto. Livraria Taverna (R. Cel. Fernando Machado, 370)
Quinta-feira (28), às 19h30min: bate-papo: Lelia Almeida, Monique Prada e Atena Beauvoir. Mediação de Nanni Rios. Livraria Baleia (R. Cel. Fernando Machado, 85)
13 de março, às 19h30min: bate-papo com os editores e livreiros João Xavier, Luiz Maurício Azevedo, Fernanda Bastos, Tito Montenegro, Nanni Rios, Milton Ribeiro e Ederson Lopes. Mediação de Vitor Diel. Livraria Baleia (R. Cel. Fernando Machado, 85)
20 de março, às 19h30min: leituras com Ronald Augusto, Fernanda Bastos e Diego Grando. Livraria Bamboletras (R. Gen. Lima e Silva, 776).
21 de março, às 19h30min: bate-papo com Samir Machado de Machado e Tobias Carvalho. Livraria Taverna (R. Cel. Fernando Machado, 370)
25 de março, às 19h30min: bate-papo com Moema Vilela e Jeferson Tenório. Mediação de João Nunes Jr. Livraria Taverna (R. Cel. Fernando Machado, 370)
26 de março, às 19h30min: Bate-papo com Flávio Ilha, Luiz Maurício Azevedo e Lívia Araujo. Mediação de Fernando Ramos. Livraria Bamboletras (R. Gen. Lima e Silva, 776).
28 de março, às 19h: bate-papo com Flávio Ilha, Vitor Necchi e Fernando Ramos. Livraria Taverna (R. Cel. Fernando Machado, 370)