O fim de semana de feriado tem um gostinho de literatura em Porto Alegre. A Praça da Alfândega recebe a 64ª edição da Feira do Livro e conta com uma série de atividades, além das banquinhas montadas no espaço público com a comercialização de obras literárias para todos os gostos e idades.
A área geral e internacional da feira abre suas atividades e bancas neste sábado a partir das 10h e no domingo às 12h30min. Na ala infantil, as bancas começam a funcionar às 9h30min e sua programação a partir das 9h. Em todo o evento, nas duas áreas, o encerramento das atividades acontece às 20h30min.
Destaques da programação no sábado e domingo
Além dos eventos abaixo, é possível conferir a lista completa de atividades no site da feira:
Encontro de patronos
Patronáveis e patronos de Feiras do Livro anteriores se reúnem para dar as boas-vindas à patrona desta 64ª edição do evento, Maria Carpi.
Sábado, às 15h30min, no Salão de Bridge do Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1.085, 2º andar).
Batalha poética
Em sua segunda edição, a Slam Conexões traz à Feira o campeonato de poesia falada, que teve seu início no Brasil há dez anos, em São Paulo. Será realizada uma Batalha de Poesia organizada pelos coletivos Slam Peleia, Slam RS, Slam Chamego, Slam de Maria, Slam do Bonja e Poetas Vivos.
Sábado, às 18h30min, no Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda, s/nº).
Música e poesia
Sergio Rajas, Fernanda Carvalho Leite e Deborah Finocchiaro se reúnem com o poeta Luiz Coronel para um show em comemoração aos seus 80 anos. Poemas oriundos de 22 livros, integrados à música popular gaúcha e brasileira, serão recitados.
Sábado, às 19h, no Auditório Barbosa Lessa no Centro Cultural Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223, 4º andar).
Bate-papo sobre democracia
Em uma homenagem póstuma a Cezar Busatto, convidados se propõem a refletir sobre que tipo de democracia, de cidade e de mundo está em construção. A conversa terá a mediação de Luciano Alarbase.
Domingo, às 16h30min, na Biblioteca do Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1.085 - 3º andar).
Presença argentina
O contista, poeta e novelista argentino Pedro Mairal, que encantou a crítica e o público com o romance A Uruguaia, será recebido por Cíntia Moscovich para falar sobre sua epopeia tragicômica, que se tornou um fenômeno editorial.
Domingo, às 18h, na Biblioteca do Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1.085 - 3º andar).
Trajetória de Nelson P. Sirotsky
O empresário Nelson P. Sirotsky e a romancista Letícia Wierzchowski conversam, sob a mediação do jornalista Tulio Milman, sobre a construção conjunta de O Oitavo Dia, livro que retrata a trajetória do executivo, de sua família e do Grupo RBS. O bate-papo ocorre às 18h30min no Salão de Bridge do Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1.085 - 2º andar). Em seguida, Nelson e Letícia autografam a obra.
Domingo, às 19h30min, na Praça de Autógrafos.