Uma das obras mais prestigiadas do repertório lírico será apresentada neste fim de semana pela Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (Cors). Carmen, de Georges Bizet, terá récitas no sábado (6), às 20h, e no domingo (7), às 18h, no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n°), na Capital. Os ingressos custam a partir de R$ 50 e estão à venda pelo site do Theatro São Pedro.
Conhecida por árias como Habanera e a Canção do Toreador (“Votre Toast, Je Peux Vous le Rendre”), Carmen conta a história da jovem cigana do título (vivida nesta montagem por Camila Umpiérrez), que seduz o cabo Don José (Maicon Cassânego). Após conquistá-lo, entretanto, ela volta aos braços do toureiro Escamillo (Roger Nunes). Inconformado, Don José confronta Carmen, o que leva a um desfecho trágico.
Com direção cênica de Carlos Rodriguez, esta versão transporta a trama da Sevilha do século 19 para os dias de hoje. Assim, Carmen é uma cantora de casa noturna, e Escamillo é um famoso cantor de ópera vindo de Granada.
Além dos cantores solistas, o espetáculo conta com coro, todos acompanhados ao piano por Patrick Menuzzi, sob direção musical de Sérgio Sisto. A duração estimada é de uma hora e quarenta minutos, com intervalo. Haverá legendas em português.
Formação
Por falar em ópera, começam nesta quarta-feira (3)– e vão até 5 de maio – as inscrições para a terceira edição do Ópera Estúdio – Curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos e Pianistas Correpetidores. As inscrições devem ser feitas pelo link ospa.rs.gov.br/opera-estudio. O projeto é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Ospa, com parceria da Cors e da Fundação Theatro São Pedro.