Duas temporadas da websérie Sbørnia em Revista não foram suficientes para que os sbørnianos enchessem sua lixeira cultural, a Recykla Gran Rechebuchyn, que segue em níveis alarmantemente baixos. Por conta disso, Kraunus Sang (Hique Gomez) e Nabiha Nabaha (Simone Rasslan) vão buscar, no espetáculo presencial de mesmo título que ocorre neste domingo (3), às 19h, no Auditório Araújo Vianna, mais material artístico para abastecer uma das mais importantes relíquias da ilha flutuante, ao lado do Professor Kanflutz (Cláudio Levitan), do Professor MenTales (Tales Melati) e do Samba Delas.
Esta é a segunda vez que Hique e Simone levam o mundo da Sbørnia ao Araújo — a primeira foi com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Isso se dá porque o Theatro São Pedro, onde usualmente ocorrem as apresentações, esteve fechado para reformas de dezembro a março. O espaço é tão tradicional que a estreia do espetáculo, em meados de dezembro de 2021, foi em frente ao teatro.
Mas Nabiha tem outra explicação. É quando Simone incorpora a voz da personagem durante a entrevista a GZH para revelar:
— Na websérie, o Kraunus e a Nabiha começaram a viajar dentro de uma nave espacial e, se prestar bastante atenção, o Araújo Vianna é uma nave espacial. Olha bem para ele! Pousou no parque e não conseguiu mais levantar! Então vamos lá no Araújo para ver se ele levanta. Fazer arte faz as pessoas levitarem.
Toda essa empolgação precede o fato de a websérie, lançada em 2020, ter sido premiada no RioWebFest 2021 como melhor websérie brasileira e melhor websérie musical, além da própria Simone ter vencido na categoria de melhor performance em websérie musical. Segundo a atriz, o reconhecimento de pessoas de outra área — já que os sbørnianos são originalmente das artes da cena — certamente impulsionou a equipe a tocar o projeto também dentro dos palcos, de uma maneira adaptada.
Transformado em apresentação presencial, elementos de Sbørnia em Revista se mesclam um pouco ao de outro espetáculo da dupla, A Sbørnia Kontr’Atracka, criado em 2017, renascendo ao vivo em performance que traz desde dança irlandesa até sapateado e músicas criadas na produção audiovisual. Embora a dupla já esteja acostumada a palcos menores, a atriz comenta que o auditório, com espaço para mais de 3 mil pessoas, não deve ser problema.
— Tem uma coisa que é igual nas plateias: as canções têm efeito muito parecido. Em Ana Cristina, todos cantam: "Ana Cristina eu não gosto de você / Tô amando loucamente a tua mãe" — ri Simone.
SBøRNIA EM REVISTA
Domingo, às 19h, no Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685), em Porto Alegre. Ingressos a partir de R$ 50 na plataforma Sympla, com desconto de 50% para sócios do Clube do Assinante.