Após dois anos de portas fechadas, o Teatro Renascença e a Sala Álvaro Moreyra retomam as atividades nesta semana. O primeiro reabre nesta terça-feira (19), às 20h, com apresentação da Banda Municipal de Porto Alegre. Já a Sala volta às operações com o musical Urbanos, do grupo Arte Gaúcha, às 20h, na quinta-feira (21).
Até domingo (24), ambos os espaços recebem espetáculos de circo, dança, música e teatro (confira a programação no final da matéria). Também será realizada uma feira de troca de livros no saguão do Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues, onde os dois teatros estão localizados. A programação tem entrada franca.
O Renascença e a Sala Álvaro Moreyra estavam fechados desde março de 2020, por conta da pandemia. Nesse tempo, os dois teatros receberam ajustes. Segundo o coordenador de Artes Cênicas de Porto Alegre, Jessé Oliveira, os espaços sofriam com o sucateamento e as depredações.
Entre as principais dificuldades estava o furto da rede elétrica de todo entorno do Centro Municipal de Cultura e dos aparelhos de ar-condicionado do Renascença, como ressalta Oliveira:
— Esse problema demorou um pouco mais para ser resolvido, pois envolvia licitação. Não conseguimos fazer de forma emergencial, pois eram valores muito altos. Além dessa providência, que foi a reposição da rede elétrica, outra medida fundamental foi a segurança 24 horas no Centro Municipal.
Pelo lado da Sala Álvaro Moreyra, foram realizadas reformas nas paredes da bilheteria e em parte do piso. Já o Renascença, segundo Oliveira, estava mais deteriorado e necessitou de mais reparos.
— Havia buracos no chão. O piso do Renascença estava comido por cupins. Tivemos que remover uma parte e recuperar. Recolocamos portas, refizemos partes da parede e renovamos a pintura. Foi construída uma bancada nova para o console de luz e som, entre outros ajustes. No segundo semestre, o carpete será trocado — descreve o coordenador. — Muitas obras que podem não aparecer, pois não eram grandes, mas são fundamentais, inclusive, para a segurança dos artistas no palco.
Retomada
De maio a junho, os dois espaços devem atender a solicitações que estavam represadas por causa da pandemia. Já está garantido para o mês que vem, por exemplo, a 16ª edição do festival Palco Giratório. De acordo com Oliveira, um edital de ocupação para o segundo semestre, de julho a dezembro, será divulgado em breve.
Nesta terça, a Banda Municipal de Porto Alegre será responsável por realizar a celebração da reabertura do Teatro Renascença — local onde o grupo costuma realizar seus ensaios regulares. No repertório haverá músicas como Folhas Secas (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito), Ponteio (Edu Lobo), O Samba da Minha Terra (Dorival Caymmi) e clássicos de Lupicínio Rodrigues. A condução da Banda estará a cargo do regente André Munnari.
— A Banda está muito feliz em ter a oportunidade de fazer parte do leque de espetáculos desta semana, logo na abertura. Somos tomados por sentimentos que misturam o senso de responsabilidade e a alegria lisonjeira, por poder presenciarmos do palco o retorno da cidade à sua vida cultural cotidiana, após este período que em muito nos “testou”, em especial o setor da cultura — destaca Eliseu Rodrigues, diretor da Banda Municipal ao lado de Jorge Franco.
Já Urbanos será o espetáculo responsável pela retomada das atividades na Sala Álvaro Moreyra. Realizado pelo grupo Arte Gaúcha, o musical apresenta clássicos do pop rock gaúcho dos anos 1980 a 2000, com arranjos elaborados por João Paulo Sefrin e André Machado.
— A gente não poderia reabrir os teatros sem fazer uma bela comemoração. Queríamos que também houvesse uma entrega cultural. Serão eventos bacanas para essa retomada. Nossos teatros chegando a mil — celebra Oliveira.
PROGRAMAÇÃO
- Endereço: Avenida Erico Veríssimo, 307.
- Mais informações: (51) 3289-8054.
- Ingressos: entrada franca.
Terça-feira
- Banda Municipal de Porto Alegre, às 20h, no Teatro Renascença.
Quarta-feira
- 50 Tons de Pretas, às 20h, no Teatro Renascença.
Quinta-feira
- Urbanos, às 20h, na Sala Álvaro Moreyra.
Sexta-feira
- Espetáculo Os Palhaços de Tchekhov, às 20h, na Sala Álvaro Moreyra.
Sábado
- Feira de Troca de Livros, das 15h às 18h, no saguão Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues.
- Espetáculo de dança Mujeres de Água, às 20h, no Teatro Renascença.
Domingo
- Cabaré Dali, às 20h, no Teatro Renascença.