Desde 2019, A Noite dos Museus, evento muito querido e procurado pelos porto-alegrenses, não é realizado da maneira como ele foi idealizado — reunindo milhares de pessoas para visitarem, em horário não-convencional, espaços culturais da cidade. Neste ano, porém, ele está de volta. E com uma programação gratuita que vai deste sábado (5) até o dia 21 de maio, quando o tão aguardado reencontro entre público e arte acontecerá.
Esse aquecimento proposto pelos organizadores do evento terá como sede o Instituto Ling (Rua João Caetano, 440), que entra como parceiro do movimento para injetar cultura na cidade até que os museus ganhem vida à vida — no sentido de funcionarem fora do horário, não como no filme do Ben Stiller. E será aberto pelos irmãos Ernesto e Paulinho Fagundes, que apresentarão, com voz, violão e bombo leguero, o seu mais recente disco, Capricórnio. A programação completa você confere no final da reportagem.
— Desde a primeira edição do Noite dos Museus, a gente sempre teve o sonho de ser algo além de uma noite _ explica Rodrigo Nascimento, CEO da Rompecabezas, agência e produtora cultural que é idealizadora do Noite dos Museus.
E, segundo o criativo, a ideia de convidar o Instituto Ling para participar do evento já é antiga, mas nunca tinha dado certo. Até agora, quando rolou uma "sinergia" entre as instituições e, a partir dela, foi montada uma programação que valoriza os artistas locais, dentro de um formato mais "despojado e simples", ao mesmo tempo que extensa e intensa, de duas a quatro vezes por semana.
— Essa seleção foi feita com muito carinho. E a gente não fica somente restrito ao mundo da música, também tem performances artísticas, ciclos de palestras, debates. Acho que a gente conseguiu também explorar um pouco a diversidade, abordando a invisibilidade negra, feminina, trans, indígena. A programação está muito eclética, muito rica e com apresentações muito intimistas, com essa proximidade que a gente sempre busca fomentar _ destaca Nascimento.
A programação de março é formada por oito atrações que já estão com as inscrições abertas pelo site institutoling.org.br. Por conta da pandemia, os espaços são limitados. As atividades dos próximos meses serão divulgadas em breve.
Futuro
O projeto Noite dos Museus estreou em Porto Alegre em 2016 e já reuniu milhares de interessados em cultura nas ruas e nos espaços culturais da capital gaúcha — em sua última edição presencial, em 2019, o evento mobilizou mais de 105 mil pessoas. Em 2020, com a chegada da pandemia, a iniciativa foi realizada virtualmente, com oito horas de transmissão ao vivo direto dos museus.
No ano passado, porém, os responsáveis pelo evento decidiram não realizar o encontro de forma presencial, por conta dos números da pandemia e, também, optaram por não investir novamente no formato saturado de lives. Focaram os seus esforços para desenvolver seu próprio espaço para eventos, que está sendo erguido junto com o Instituto Noite dos Museus, no 4º Distrito. Nele, espera-se que eventos sejam realizados durante o ano inteiro e, de acordo com Nascimento, em breve, será anunciada a programação do local.
— Quando você entra em obra, ela nunca acaba. Então, aproveitamos a pandemia para fazer os últimos ajustes para receber as pessoas muito bem lá no 4º Distrito _ ressalta o CEO da Rompecabezas.
E sobre o Noite dos Museus propriamente dito, no dia 21 de maio, Nascimento deixa o aviso para quem está ansioso para voltar ao evento presencial:
— Vai ser uma grande festa. A vacinação permite isso, mas a gente vai cuidar, promovendo todos os protocolos sanitários. Isso é para termos uma grande celebração. Estamos com uma expectativa muito grande e muitos felizes por voltar com essa iniciativa que a gente tanto adora.
Vale lembrar, ainda, que o projeto conta com o portal noitedosmuseus.com.br, que reúne conteúdos originais sobre arte e cultura.
Programação de março
Ling Aquece Noite dos Museus
Quando: de 5 de março a 21 de maio de 2022
Onde: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440)
Programação gratuita, mediante inscrição prévia no site institutoling.org.br.
- Dia 5 de março, às 19h – Ernesto e Paulinho Fagundes apresentam o show Capricórnio;
- Dia 9 de março, às 20h – Performance artística Viridiana, com a compositora e performer Bê Smidt;
- Dia 11 de março, às 20h – Performance de dança Macho Homem Frágil, criada e protagonizada por Eduardo Severino, com direção de Eva Schul e trilha sonora de Felipe Azevedo;
- Dia 16 de março, às 19h – O museu depois: qual será o papel das instituições culturais no pós-pandemia? As novas realidades enfrentadas pelas instituições culturais no pós-pandemia. Debate com diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, e a coordenadora da programação cultural do Instituto Ling, Laura Cogo, com mediação do diretor executivo da Unibes Cultural, Bruno Assami;
- Dia 18 de março, às 20h – Cross-Cap, performance de dança com Luciano Tavares, Renata de Lélis e Viviane Lencina, dirigida por Lícia Arosteguy, com trilha original de Caio Amon;
- Dia 23 de março, às 19h – O museu depois: qual será o papel das instituições culturais no pós-pandemia? A (in)visibilidade negra, feminina, trans e indígena nas instituições culturais. Debate com a coordenadora de educação do Instituto Moreira Salles, Renata Bittencourt, e o curador e doutor em artes visuais Igor Simões, com mediação do jornalista cultural Roger Lerina;
- Dia 25 de março, às 20h – Performance A poesia musical de Pretana, com a cantora, poeta, compositora e escritora Pretana e participação do DJ José Castelan;
- Dia 30 de março, às 19h – O museu depois: qual será o papel das instituições culturais no pós-pandemia? As instituições culturais de hoje e amanhã. Debate com o pesquisador e crítico de arte Paulo Herkenhoff e a diretora do IEAVi e do MACRS, Adriana Boff, com mediação da coordenadora da programação cultural do Instituto Ling, Laura Cogo.