Do samba à bossa nova, da Jovem Guarda ao BRock (rock oitentista nacional): a diversidade sonora do Brasil é celebrada no musical Grandes Encontros da MPB, que será apresentado sexta-feira (24), às 21h, e sábado (25), às 18h e 21h, no Teatro da PUCRS. Com direção de Sergio Módena e texto de Pedro Brício, o espetáculo foca em parcerias históricas da música brasileira em show teatralizado com mais de 30 canções.
Na montagem, os atores e cantores Édio Nunes, Franco Kuster, Ariane Souza, Bruna Pazinato, Júlia Gorman e Thiago Machado se revezam para narrar encontros da MPB, contextualizando a história das canções – além, é claro, de interpretá-las.
— Vamos retratando encontros que se tornaram emblemáticos, a partir dos momentos em que dois artistas se reúnem, e, através desse encontro afetivo, se produz uma obra de arte — explica Módena.
Essas reuniões podem ser entre dois compositores (Se Todos Fossem Iguais a Você, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes); entre um compositor e um intérprete (Sociedade Alternativa, de Raul Seixas e Paulo Coelho) ou entre dois intérpretes (o que ocorre no encerramento do espetáculo com a performance de Flutua, de Johnny Hooker e Liniker).
O repertório de Grandes Encontros da MPB passa a limpo a música produzida no país desde a metade do século 20, percorrendo a bossa nova, a Jovem Guarda (com Roberto Carlos e Erasmo Carlos), o Tropicalismo (Caetano Veloso e Gilberto Gil), o Clube da Esquina (Milton Nascimento e Lô Borges), a música nordestina (Elba Ramalho, Alceu Valença, Zé Ramalho e Geraldo Azevedo) e o samba (Clementina de Jesus, Cartola, Nelson Cavaquinho e Beth Carvalho). Traz ainda um medley com sucessos de rock nacional como Titãs, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Blitz. Ficaram de fora ritmos de maior apelo popular, como funk, rap, axé e o sertanejo.
Para Módena, o musical é uma afirmação da cultura brasileira e reforça a potência criativa de artistas de vários cantos do país:
— A partir do momento que você reúne essas grandes obras e conta a história desses artistas, é possível perceber quanta coisa boa é produzida no Brasil em termos de música. O quanto ainda está sendo produzido. Essa percepção também é do público, que sai encantado com a riqueza cultural que temos no país.
Grandes Encontros da MPB
- Sexta, às 21h, e sábado às 18h e às 21h, no Teatro da PUCRS – Prédio 40 (Av. Ipiranga, 6.681).
- Ingressos: R$ 90 (plateia baixa) e R$ 50 (balcão nobre). Meia-entrada para beneficiários legais. Vendas pelo link gzh.rs/encontros.