Um espetáculo com humoristas sozinhos no palco, dizendo seus textos em pé, poderia ser facilmente confundido com o gênero stand-up, que se popularizou no país. Mas o Terça Insana tem raízes profundamente brasileiras: o humor dos tipos e personagens de comédias de teatro, televisão, circo, cinema e literatura. O hilário e bem-sucedido projeto, que volta a Porto Alegre em uma turnê comemorativa de 18 anos, terá sessões no sábado (16) e no domingo (17) no Theatro São Pedro, comandado por sua criadora e diretora, a gaúcha Grace Gianoukas.
– Não tenho nenhuma influência de stand-up americano, que, aliás, sempre que aparecia naqueles filmes de Jerry Lewis ou nas séries americanas, achava chatérrimo, deslocado da minha realidade. Hoje, no Brasil, tem gente inteligente, criativa e engraçada fazendo stand-up. Gosto daqueles que são originais e conseguem me surpreender – diz Grace.
No espetáculo, ela estará acompanhada por Roberto Camargo, outro gaúcho que participa do projeto desde o início, e o ator convidado Darwin Demarch. Juntos, os três apresentarão alguns dos personagens mais marcantes da história do Terça Insana e novidades. Grace vai interpretar a atriz viciada em Lexotan Aline Dorel e a Preguiça, personagem que faz justiça ao pecado capital. A primeira narra uma lenda para a criação da pintura Abaporu, obra-prima de Tarsila do Amaral, e uma versão singular para a queda das Torres Gêmeas, enquanto a segunda faz uma análise das festas de final de ano.
Sucesso
Roberto Camargo será o mestre de cerimônias, contando a história do Terça Insana, e vai representar Betina Botox, com novas aventuras da precursora do empoderamento LGBT, e o antropólogo franco-baiano Salvador Lévi-Strauss. Caçula da turma, Darwin traz a personagem Sheila, uma funkeira ostentação que quer casar logo. Junto com Grace, o comediante estrela uma entrevista com um empreendedor de sucesso, o Sr. Aedes Aegypti.
Muita coisa mudou na sociedade em 18 anos, mas a criadora do projeto garante que não modificaram seu estilo. A única adaptação é a busca por referências regionais ou mais populares “para facilitar o entendimento da graça” dos textos.
– Nossa intenção sempre foi pesquisar vários estilos de comédia, fomentar a criação de textos e personagens originais que pudessem traduzir as transformações da sociedade, questionar comportamentos e sugerir reflexões sobre temas contemporâneos – diz Grace. – Tivemos enorme sucesso nisso, pois essa renovação garante a contemporaneidade e a vivacidade do projeto, trazendo sempre novidades para o público e conquistando as novas gerações.
- Terça Insana - Sábado (16), às 21h, e domingo (17), às 18h, no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n°), em Porto Alegre. Ingressos de R$ 40 a R$ 110, à venda no site teatrosaopedro.com.br (com taxa) e na bilheteria do local. Desconto de 50% para sócios do Clube do Assinante e um acompanhante.