A jovem Ana Clara Jardim Fonseca, 16 anos, está contando os dias para embarcar rumo aos Estados Unidos em 21 de junho, onde se aperfeiçoará durante cinco semanas na Jacqueline Kennedy Onassis School (JKO School), do American Ballet Theatre, em Nova York.
Ana Clara conquistou a bolsa no ano passado na primeira edição do Festival Internacional de Dança de Porto Alegre (FIDPOA), realizado pela Escola de Ballet Vera Bublitz, onde Ana Clara estuda. O convite partiu da norte-americana Cynthia Harvey, que foi parceira de dança de Mikhail Baryshnikov e hoje dirige a JKO School.
Essa é uma das histórias de vida dos bastidores do FIDPOA, cuja segunda edição teve início na sexta passada (7) e segue diariamente até sábado (15) no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº), destacando novos talentos dos estilos balé clássico de repertório, balé clássico livre, dança contemporânea e jazz.
Nesta quinta (13) e sexta (14), o público poderá conferir as apresentações da Experiência FIDPOA, mostra não competitiva para bailarinos entre 10 e 25 anos (às 14h), e da Mostra Competitiva (às 18h). No sábado (15), às 20h, haverá a Gala FIDPOA, com repeteco dos primeiros colocados na Mostra Competitiva, em uma noite que será aberta com um trecho de Os Miseráveis e encerrada com Carmina Burana, interpretada pelo Ballet Vera Bublitz. Os ingressos para cada segmento de apresentações custam R$ 40 por data. Haverá, ainda, a cerimônia de entrega dos prêmios especiais e bolsas, no sábado (15), às 16h, com entrada franca — serão concedidas mais de 90 bolsas nacionais e internacionais.
Bailarinos da América Latina ganham uma janela para o mundo com o júri de olheiros de 12 países, como Ghislain de Compreignac (diretor da Paris Marais Dance School, na França), Stanislav Belyaevsky (ex-primeiro bailarino do Kirov Ballet, na Rússia) e Cynthia Harvey, que reencontrou Ana Clara em Porto Alegre antes da partida dela para Nova York. A jovem, que estuda balé desde os quatro anos, foi solista da noite de abertura neste ano, apresentando-se com o Ballet Vera Bublitz. Ela conta:
— O FIDPOA permite que tenhamos uma troca de experiências com professores e jurados que vêm de fora para ensinar novos métodos e técnicas, fazendo correções e dando dicas às quais não temos acesso normalmente. Além da competição, é importante o convívio com pessoas do Brasil e de outros países que conhecemos durante esta semana.
Carreira em Nova York
Em meio às oportunidades oferecidas, o FIDPOA coleciona histórias de superação. É o caso de Rejane Duarte, que começou a dançar balé aos seis anos em uma escola municipal de Bagé. De volta à Capital, onde nasceu, ingressou como bolsista no Ballet Vera Bublitz. Mas o sonho sempre foi morar nos Estados Unidos, e é para lá que embarcou definitivamente aos 24 anos. Fez um teste pra ingressar no Dance Theatre of Harlem e ganhou uma bolsa integral. Depois, integrou o corpo de baile, excursionou e lecionou na escola da companhia. Nesta edição do FIDPOA, Rejane representa o Dance Theater of Harlem no júri da Mostra Competitiva.
— Eu já tinha a referência de que no ano passado o nível dos talentos do FIDPOA era incrível e que provavelmente neste ano seria ainda melhor. Pude ver que o nível técnico é muito forte e que os jurados estão satisfeitos. Temos realmente muitos talentos por aqui — diz Rejane, que contará sua história em um bate-papo nesta quinta (13), às 15h30min, com entrada franca, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro.
FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA DE PORTO ALEGRE – FIDPOA
Até sábado (15) no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº). Programação completa: fidpoa.com.
- Experiência FIDPOA: mostra não competitiva para bailarinos de 10 a 25 anos (balé clássico de repertório, clássico livre, dança contemporânea e jazz). Nesta quinta (13) e sexta (14), às 14h.
- Mostra Competitiva: para bailarinos de 10 a 25 anos (os mesmos estilos citados acima). Nesta quinta (13) e sexta (14), às 18h.
- Gala FIDPOA: espetáculo de encerramento com os primeiros colocados da Mostra Competitiva. Sábado (15), às 20h.
Ingressos: R$ 40, à venda no site vendas.teatrosaopedro.com.br (com taxa) e na bilheteria do teatro (nesta quinta e sexta, das 13h até o horário de início, e sábado, das 15h até o início).