Neste fim de semana, o grupo Teatro do Concreto (DF) levou espectadores de Porto Alegre por um passeio pelo centro da cidade. O itinerário constituía o espetáculo Entrepartidas, que teve sessões na sexta e no sábado dentro da programação do 13º Festival Palco Giratório Sesc/POA, evento que vai até dia 26, com atrações de teatro, dança e circo.
Envolvendo uma complexa logística, a peça teve como ponto de partida o ponto de ônibus próximo ao Sesc Centro, na Av. Alberto Bins. Ali, o público assistiu à primeira cena, uma intensa briga de casal, com direito a dedo na cara. O “barraco teatral” chamou a atenção de transeuntes, que pararam para ver. Foi então que os espectadores embarcaram em um ônibus dirigido pelo motorista comicamente rabugento Cássio, interpretado pelo ator (e motorista profissional) Adilson Dias. O público foi solicitado a se questionar: se esta fosse a sua última viagem, o que você levaria? Durante o trajeto, subiram outros atores, contando suas histórias de partidas e chegadas. As cenas transcorreram também em uma praça e em uma casa da Rua Fernando Machado, totalizando quase três horas de espetáculo.
Dirigido por Francis Wilker e escrito por Jonathan Andrade, Entrepartidas mostra fragmentos de histórias de personagens envolvidos com as decisões de partir ou ficar, encarando as consequências de suas escolhas: uma jovem com sotaque castelhano que retorna à cidade em busca da mãe, um ajudante de jardineiro que sonha em beijar uma mulher, um homem que decide não acompanhar seu companheiro em uma mudança de cidade, e assim por diante. Em seu formato, Entrepartidas lembra Barro Negro, espetáculo que está em sua 27ª temporada em Montevidéu e virou atração turística com a proposta de levar o público por um passeio teatral pela capital uruguaia em um ônibus, com saída do Teatro Solís.
Abaixo, confira algumas fotos do espetáculo: