O Denver Nuggets sagrou-se campeão da temporada 2022/2023 da National Basketball Association (NBA). Este foi o primeiro título da franquia na história da liga. Na partida decisiva, na noite de 12 de junho, a melhor equipe da Conferência Oeste bateu o Miami Heat em casa, por 94 a 89, fechando a série decisiva melhor de sete jogos por 4 a 1.
Além do título inédito, a temporada será lembrada pelos recordes de audiência. A média de 5,47 milhões de telespectadores por jogo fez com que os Playoffs fossem os mais assistidos dos últimos cinco anos nas emissoras americanas ABC, ESPN e TNT. A liga também apresentou boa performance nas plataformas digitais - com 8 bilhões de visualizações globalmente - e alta de 32% nas exibições via NBA League Pass, serviço de streaming por assinatura da liga. Os dados são oficiais.
- A NBA é uma marca plural. A liga conversa com vários públicos de diferentes maneiras, pois vai muito além das quadras, seja pelo lifestyle, pelos ídolos, pelo seu lado pop, conteúdos, roupas, produtos e muito mais. Isso tudo faz com que a liga se conecte com os fãs de um jeito ímpar – frisa o CEO do NBA Park Gramado, Jonas Ortiz.
Essas características têm feito com que o esporte ganhe tração mundo afora. No Brasil, inclusive, a NBA é um fenômeno. Tanto é que a liga tem investido, cada vez mais, por aqui.
Por que o Brasil?
O Brasil é um dos mercados internacionais mais importantes para a liga no mundo. Por aqui, são mais de 45 milhões de fãs declarados, de acordo com o último levantamento do IBOPE Repucom. Os brasileiros lideram em número de assinaturas do League Pass fora dos Estados Unidos desde 2021 e as partidas ainda podem ser assistidas via TVs aberta e fechada e plataformas digitais.
- O brasileiro é apaixonado pela NBA. Isso vem de muitos anos, desde as décadas de 1980 e 1990 e das primeiras transmissões na TV. Esse crescimento expressivo no país é fruto de uma relação muito próxima da liga com o público, de um olhar atento ao mercado e de tratar o fã de um jeito especial - aponta Ortiz.
Uma prova de que a NBA reconhece a paixão do público nacional é que, em julho de 2012, a liga abriu um escritório no Brasil. Hoje, também contempla as duas maiores lojas da América Latina e o único NBA Park do mundo. Tudo isso coloca o país como o terceiro maior mercado de varejo físico.
O que Gramado oferece aos fãs?
Gramado é um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Sul. Segundo dados da prefeitura, a cidade recebeu 3,2 milhões de visitantes até maio deste ano – média de 648 mil pessoas por mês. O local é famoso, principalmente, pelo entretenimento, com destaque para os parques temáticos. Foi justamente essa característica que fez com que o município da Serra Gaúcha fosse escolhido para receber o primeiro e único NBA Park.
– Optamos por ser uma cidade que respira entretenimento e que atrai visitantes de todo o Brasil e de vários países. Isso sem falar na estrutura, na cultura de parques temáticos e excelência em hotelaria, gastronomia e no atendimento aos turistas. Além disso, foi de fundamental importância a expertise do Nacional Parque Basquete Brasil, parceiro no NBA Park Gramado. O grupo já atua na cidade há anos, entende as necessidades e oportunidades desse mercado – diz o CEO.
Quais os principais motivos para visitar o NBA Park Gramado?
O NBA Park Gramado é o primeiro espaço temático permanente da liga no mundo. Inaugurado em abril deste ano, conta com atividades e experiências de imersão baseadas no esporte. Ao todo, são mais de 15 atrações desenvolvidas exclusivamente para os mais de 4 mil metros quadrados divididos em cinco pavimentos.
Dentre as opções, estão áreas instagramáveis, restaurante temático, espaço kids e ativações de parceiros. No Museu NBA, por sua vez, há 25 itens autografados, com destaque para camisas de Larry Bird, Magic Johnson e Michael Jordan – membros do ‘Dream Team’. Também é possível apreciar o Troféu Larry O’Brien, cobiçada taça que é entregue anualmente aos campeões da liga.
Outros destaques do espaço são a oficina para criar seu próprio ursinho de pelúcia com a temática de basquete, a loja com mais de 3 mil produtos licenciados, e a presença de mascotes oficiais de quatro times da NBA: Burnie (Miami Heat), Stuff, The Magic Dragon (Orlando Magic), The Raptor (Toronto Raptors) e The Gorilla (Phoenix Suns).
– Estamos muito felizes com os resultados que temos alcançado, pela recepção, pelo carinho e pela satisfação de ver o brilho nos olhos dos fãs. Superamos todas as expectativas. O NBA Park Gramado é um espaço de convívio e de contato para famílias e visitantes de todas as idades, independentemente de sua relação com o esporte e da sua paixão ou habilidade – conclui Ortiz.
Serviço
- Endereço: Avenida das Hortênsias, 4.795 – Carniel, Gramado
- Horário: das 10h às 17h
- Ingressos: www.nbaparkgramado.com.br
- Mais informações: (54) 3699-3000 ou atendimento@nbaparkgramado.com.br