O novo longa do cineasta M. Night Shyamalan, Armadilha (2024), chegou aos cinemas nesta quinta-feira (8). Em entrevista para a Empire Magazine, o diretor revelou que se inspirou em um acontecimento real para o roteiro do thriller.
Na obra de Shyamalan, Cooper (Josh Hartnett) vai a um show de uma cantora pop com a filha adolescente (Ariel Donoghue) e percebe que, na verdade, o evento havia sido armado para capturar um serial killer.
Shyamalan relembrou a Operação Flagship, de 1985. O esquema foi realizado por policiais que enviaram ingressos gratuitos a fugitivos da lei para assistir ao jogo de futebol americano entre os times Washington Redskins e Cincinnati Bengals, nos Estados Unidos. A operação resultou na prisão em massa de mais de cem pessoas.
Além disso, o diretor contou que também se inspirou na ideia do longa O Silêncio dos Inocentes (1991), em que um psicopata é ouvido por uma psiquiatra.
— E se O Silêncio dos Inocentes estivesse acontecendo no fundo da The Eras Tour, de Taylor Swift? Quão fascinante seria se o pop espumoso e chiclete de Taylor Swift fosse justaposto com humanos sendo esfolados vivos e/ou comidos? — disse ele.
Assista ao trailer de Armadilha:
Relação com o RS
Indicado a duas estatuetas do Oscar — de melhor roteiro original e de melhor direção — por O Sexto Sentido (1999), Shyamalan esteve recentemente em São Paulo para a turnê de divulgação de Armadilha.
Por lá, o diretor encontrou um grupo de fãs e um deles segurava um cartaz em que estava escrito thanks for the childhood trauma (obrigado pelo trauma de infância, em tradução livre), mostrando uma cena do filme Sinais, comandado por Shyamalan em 2002, e que tem como mote uma invasão alienígena.
O cineasta então publicou uma foto com o entusiasta de sua filmografia e escreveu: "Esse fã brasileiro realmente me fez rir". A cena em questão, que tem um frame presente no cartaz, mostra um extraterrestre passando rapidamente em uma filmagem caseira durante uma festa de aniversário infantil no Brasil, mais especificamente, na cidade de Passo Fundo, no norte gaúcho.