A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou, nessa terça-feira (25), os nomes dos novos membros convidados para integrar a entidade que organiza a premiação do Oscar.
Entre os brasileiros (confira a lista abaixo), estão nomes como da atriz Maeve Jinkings, que recentemente atuou no longa Pedágio (2023) e está no elenco da série Os Outros (2023), e o da diretora Juliana Rojas, que venceu prêmio de Melhor Direção na mostra Encounters do Festival de Berlim 2024 com o filme Cidade; Campo.
Também foram convidados alguns vencedores deste ano do Oscar: as atrizes Da’Vine Joy Randolph (Os Rejeitados) e Lily Gladstone (Os Assassinos da Lua das Flores), a figurinista Holly Waddington (Pobres Criaturas), os designers de produção James Price, Shona Heath e Zsuzsa Mihalek (Pobres Criaturas), a dupla de design de som Tarn Willers e Johnny Burn (Zona de Interesse), entre outros.
Ao todo, 487 pessoas de 57 países foram convidadas para serem membros da Academia. Se todos aceitarem, de acordo com a revista Variety, a organização passa a ter 10.910 integrantes. Deles, 9.934 vão poder votar no Oscar 2025.
Confira os brasileiros que foram convidados para integrar a Academia do Oscar:
- Maeve Jinkings (Pedágio, Aquarius) – atriz
- Juliana Rojas (As Boas Maneiras, Cidade; Campo) – diretora
- José Joffily (Sinfonia de Um Homem Comum e Quem Matou Pixote?) – documentarista
- Jorge Bodansky (Amazônia, a Nova Minamata?) – documentarista
- Carlos Segundo (Sideral) – diretor
- Plínio Profeta (Medida Provisória) – compositor de trilhas sonoras
- Renata de Almeida Magalhães (O Grande Circo Místico) – produtora
- Tatiana Leite (Regra 34) – produtora