O ator britânico Ralph Fiennes, intérprete de Lord Voldemort na franquia de filmes de Harry Potter, defendeu a autora dos livros do bruxo J.K. Rowling. A escritora vem causando polêmica nas redes sociais por conta de postagens consideradas transfóbicas.
O artista, famoso pela atuação em longas como A Lista de Schindler (1993), O Paciente Inglês (1996), pelo qual foi indicado ao Oscar de melhor ator, e, mais recentemente King's Man: A Origem (2021), comentou sobre as controvérsias envolvendo a autora em entrevista ao The New York Times. Fiennes está divulgando seu novo filme O Menu, com Anya Taylor-Joy.
— (J.K. Rowling) Escreveu ótimos livros sobre empoderamento, sobre crianças se descobrindo como seres humanos. É sobre como você se torna um ser humano melhor, mais forte e mais moralmente centrado. O abuso verbal dirigido a ela é nojento, é terrível — afirmou na entrevista.
Fiennes disse que entende as falas de J.K. em relação a ser mulher.
— Ela não é uma fascista de extrema direita. É apenas uma mulher dizendo: "Sou mulher, sinto que sou mulher e quero poder dizer que sou mulher". E eu entendo de onde ela está vindo. Mesmo que eu não seja uma mulher — opinou o ator.
As críticas à escritora se iniciaram em 2020, quando ela compartilhou uma postagem que citava o termo "pessoas que menstruam" e ironizou a expressão, sugerindo que apenas mulheres menstruam e ignorando homens trans, por exemplo.