A atriz Jane Fonda, 84 anos, publicou nesta terça-feira (6) um texto no seu blog pessoal no qual agradeceu o apoio que tem recebido das pessoas desde que revelou nas redes sociais, na sexta-feira (2), o diagnóstico de câncer.
"Fiquei profundamente emocionada e animada por todas as expressões de amor e apoio desde que tornei público ter sido diagnosticada com linfoma não Hodgkin de células B. Meus sinceros agradecimentos a todos. As mensagens de amor e apoio significam o mundo para mim", escreveu a artista
Jane tranquilizou seus fãs e seguidores ao contar que, no caso dela, o estágio da doença está no início e graças a isso as chances de cura são grandes. "Quero dizer novamente que este é um câncer muito tratável e muito progresso foi feito com os medicamentos que os pacientes vêm recebendo", destacou.
A atriz comentou ainda que tem recebido muitas mensagens de pessoas que tiveram o mesmo tipo de câncer e superaram após o tratamento. "Desde a semana passada, muitas pessoas me escreveram ou postaram que tiveram esse tipo de câncer e estão livres da doença há muitas décadas. Bem, em breve terei 85 anos, então não terei que me preocupar com ‘muitas décadas’. Uma só já me servirá muito bem", escreveu em tom bem-humorado.
A artista iniciou a primeira sessão de quimioterapia há três semanas e contou em seu blog que, apesar dos efeitos colaterais que podem ocorrer, tem se sentido bem e mais forte do que nunca. Além disso, segundo a norte-americana, ela tem seguido as recomendações médicas para que tenha uma melhor qualidade de vida durante essa fase. "O médico me disse que o melhor antídoto para o cansaço que a quimioterapia pode causar é se mexer. Andar. E tenho andado. Muito cedo, antes do calor recorde começar", disse, destacando que incluiu a academia na sua rotina de exercícios.
Por fim, Jane ainda teceu críticas ao sistema de saúde norte-americano e disse estar ciente de que ela é privilegiada por ter conseguido iniciar as sessões e relembrou que seu caso é uma exceção. "Estou dolorosamente ciente de que o tratamento de primeira linha que recebo não é algo com o qual todos neste país podem contar e considero isso uma farsa. Não é justo e continuarei lutando por cuidados de saúde de qualidade para todos", escreveu.
O comunicado da doença
Apesar do câncer de Jane não ser recente, a atriz divulgou o diagnóstico da doença somente no dia 2 de setembro. O anúncio foi feito em uma publicação no Instagram da artista.
"Então, meus queridos amigos, tenho algo pessoal que quero compartilhar. Fui diagnosticada com linfoma não Hodgkin e iniciei tratamentos de quimioterapia. Este é um câncer muito tratável. 80% das pessoas sobrevivem, então me sinto com muita sorte", informou a atriz.
O que é linfoma não Hodgkin?
Jane Fonda está com um linfoma do tipo não Hodgkin (LNH). Ele é um tipo raro de câncer que se origina no sistema linfático e prejudica principalmente o sistema imunológico.
De acordo com o Ministério da Saúde, existem mais de 20 tipos diferentes de LNH. Um deles é o não Hodgkin de células B, que foi diagnosticado na atriz norte-americana e que geralmente começa no baço ou na medula óssea.
De forma geral, o LNH é mais incidente durante a infância, e os homens têm mais predisposição à doença do que as mulheres. Ainda segundo o ministério, apesar de ser mais comum em crianças, o número de casos desse tipo de câncer duplicou nos últimos 25 anos entre pessoas acima dos 60 anos.