Jane Fonda, 84 anos, revelou nesta sexta-feira (2) que está com um linfoma não Hodgkin e está fazendo tratamentos de quimioterapia há seis meses. A atriz e ativista compartilhou a notícia nas redes sociais e garantiu que o câncer não irá impedi-la de continuar atuando na área de ativismo ambiental.
"Estou fazendo quimioterapia há seis meses, estou lidando muito bem com os tratamentos e, acredite, não vou deixar nada disso interferir no meu ativismo climático", anunciou a artista.
Fonda buscou tranquilizar os fãs, lembrando que esse tipo de câncer é muito tratável e que 80% das pessoas sobrevivem a ele. "Me sinto com muita sorte", ressaltou a protagonista da série Grace and Frankie em relação ao fato de ter plano de saúde e acesso aos melhores médicos e tratamentos.
"Percebo, e é doloroso, que sou privilegiada nisso. Quase todas as famílias na América tiveram de lidar com câncer uma vez ou outra, e muitas não têm acesso aos cuidados de saúde de qualidade que estou recebendo, e isso não está certo."
Nos comentários, famosos e anônimos mandam mensagens de força e amor à artista.
No texto que acompanha a publicação de Fonda em seu Instagram, ela levantou debates importantes e que envolvem a todos. "Também precisamos falar muito mais não apenas sobre curas, mas sobre causas, para que possamos eliminá-las", alertou a artista, ressaltando que os combustíveis fósseis e os pesticidas estão entre os culpados.
Jane também classificou a doença como uma "professora" e afirmou que tem prestado atenção às lições que ela lhe reserva. Uma delas é a importância da comunidade, com crescimento e aprofundamento, para que as pessoas não estejam sozinhas. Além disso, destacou que o câncer e sua idade ensinam a importância de se adaptar a novas realidades.
"Estamos vivendo o momento mais consequente da história humana porque o que fazemos ou não fazemos agora determinará que tipo de futuro haverá, e não permitirei que o câncer me impeça de fazer tudo o que puder", frisou Jane. A artista garantiu que continuará a construir a comunidade Fire Drill Fridays — movimento de protesto e ação contra mudanças climáticas, pelo qual a atriz já foi presa diversas vezes — e a encontrar novas maneiras de usar a força coletiva para provocar mudanças.
A atriz finalizou o texto relembrando que as eleições de meio mandato norte-americanas estão se aproximando e trarão consequências profundas.
"Você pode contar comigo para estar lá junto com você enquanto aumentamos nosso exército de campeões climáticos", finalizou.