O Clube de Cinema de Porto Alegre subiu a Serra — e alunos da ESPM também. Na manhã desta quarta-feira (17), no Museu do Festival de Gramado, localizado na parte superior do Palácio dos Festivais, houve o lançamento de um selo comemorativo dos 75 anos do grupo fundado em 13 de abril de 1948 pelo crítico Paulo Fontoura Gastal (1922-1996).
O selo foi criado por estudantes da disciplina Relacionamento com a Mídia do curso de Jornalismo da Escola Superior de Marketing e Propaganda (ESPM) de Porto Alegre. Eles adaptaram o logotipo do Clube de Cinema, que homenageia Charles Chaplin, acrescentando, por exemplo, a famosa bengala utilizada pelo personagem Carlitos, o Vagabundo.
Como se percebe pela data referida no primeiro parágrafo desta coluna, o Clube de Cinema iniciou com oito meses de antecedência a celebração.
— Temos a ambição de fazer uma grande festividade — disse Paulo Casanova, atual presidente. — Não posso anunciar os eventos ainda porque, como um velhinho de 75 anos, o Clube aprendeu a não contar com o ovo antes da galinha. Mas a programação vai envolver certamente o Festival de Gramado de 2023 e outras mostras de cinema. Queremos espalhar este segredinho de Porto Alegre, o de que existe um clube de cinéfilos na cidade.
Casanova contou que, em 2017, o clube chegou a ter mais de 130 sócios. Uma "tempestade perfeita anticinema" contribuiu para que o número, hoje, gire na casa dos 40.
— Há uma crise pandêmica que ainda não acabou, uma guerra na Europa, que acirra as dificuldades econômicas, e o avanço do streaming. São coisas que fazem as pessoas se perguntarem se é saudável e prazeroso assistir a um filme dentro de uma sala de cinema — lamentou Casanova, para logo em seguida ilustrar a sua esperança: — Li recentemente um livro sobre a batalha de Waterloo, que começou na manhã do dia 18 de junho de 1815. Às 17h, Napoleão (Bonaparte, comandante das tropas francesas), talvez o melhor general que já existiu, estava debochando dos ingleses, chamando-os de bobalhões. Às 21h30min, os bobalhões venceram a guerra. Acho que nós todos somos bobalhões. Passada esta crise, quando chegarem as 21h30min, vamos retomar o terreno.
Dentro desse objetivo, o Clube de Cinema está aberto a receber novos integrantes. Mediante uma anuidade de R$ 180, os sócios têm acesso a sessões especiais, realizadas costumeiramente nas manhãs de sábado em alguma sala da Capital, com uma boa conversa pós-créditos. O contato pode ser pelos perfis nas redes sociais: facebook.com/ccpa1948 e @ccpa1948 (Twitter e Instagram).