A Disney anunciou o live-action da Branca de Neve e os Sete Anões em junho de 2021, com a atriz Rachel Zegler como intérprete da famosa princesa. Na época, a repercussão foi negativa nas redes sociais, com muitos comentários preconceituosos em relação ao fato de a artista ser colombiana.
Em conversa junto a Andrew Garfield à revista Variety na segunda-feira (31), a estrela do longa frisou que, apesar das críticas, sempre pensa positivo sobre a oportunidade recebida pelo estúdio.
— Nunca, em um milhão de anos imaginei que isso seria uma possibilidade para mim. Você normalmente não vê Brancas de Neve que são descendentes de latinos. Mesmo a princesa fazendo um grande sucesso nos países de língua espanhola.
A atriz que fez o papel de Maria em Amor, Sublime Amor (2021), ressaltou a sua empolgação por interpretar a princesa:
— Branca de Neve é uma grande personalidade, no desenho da Disney, no conto de fadas de Grimm (sobrenome dos irmãos que registraram o conto) e em todas as histórias que a acompanham — destacou Rachel.
Apesar das inúmeras críticas pelo fato de ser a nova Branca de Neve, a atriz ressalta que está feliz e preparada:
— Quando foi anunciado (que protagonizaria o filme), teve uma discussão enorme no Twitter por dias, todas as pessoas estavam com raiva. Precisamos amá-las da maneira certa. No final do dia, tenho um trabalho a fazer e estou muito animada. Posso ser uma princesa latina — contou à revista.
Peter Dinklage, que criticou o live-action anunciado pela Disney, disse que a história é "retrógrada" pela forma como representa pessoas com deficiência. O ator, conhecido por interpretar Tyrion Lannister na série Game Of Thrones, tem nanismo. Ele contou ao podcast americano WTF o seu ponto de vista em relação ao filme.
— Você é progressista de certa forma, mas ainda está fazendo aquela história retrógrada dos sete anões vivendo na caverna. (...) Será que eu não fiz nada para que a minha causa avançasse? Acho que não gritei o suficiente.
Após essa fala, a gigante do entretenimento se posicionou dizendo que mudanças serão feitas para adaptar a história, como a substituição dos anões por criaturas mágicas representadas por computação gráfica:
"Para evitar reforçar os estereótipos do filme de animação original, estamos adotando uma abordagem diferente com esses sete personagens e consultando membros da comunidade de nanismo. Estamos ansiosos para compartilhar mais à medida que o filme entra em produção após um longo período de desenvolvimento", garantiu o estúdio.
O live-action de Branca de Neve e os Sete Anões foi anunciado pela primeira vez no final de 2016. Na produção, Rachel Zegler estrela o papel titular, enquanto Gal Gadot, intérprete da Mulher-Maravilha, será a Rainha Má. Em nota, a Disney disse que a nova produção está prevista para ser lançada em 2023.