Uma boa notícia aos cinéfilos da Capital: fechado desde março de 2020 por conta da pandemia, o CineBancários irá reabrir no dia 20 de janeiro. Localizada no Centro Histórico de Porto Alegre, a sala retoma as atividades seguindo protocolos sanitários e exibindo um panorama do último ano.
Em sua reabertura, o CineBancários promove a mostra Um Retrato de 2021, que traz uma seleção de 12 filmes lançados no ano passado. São longas que seriam exibidos na sala caso o cinema não estivesse de portas fechadas. A mostra fica em cartaz até 16 de fevereiro. Cada filme terá seis sessões em três semanas.
Entre os destaques estão a cinebiografia Marighella; o documentário Alvorada, que retrata os últimos dias de Dilma Rousseff no palácio presidencial; A Nuvem Rosa, longa gaúcho que antecipou questões da pandemia; o premiado drama Deserto Particular; e Bob Cuspe, animação com as vozes de Paulo Miklos e André Abujamra, baseada nos quadrinhos do cartunista Angeli.
— Seguiremos com a mesma linha curatorial. Vamos trazer lançamentos do cinema brasileiro e latino-americano contemporâneos, promovendo a diversidade de linguagens e estéticas cinematográficas. Acho importante uma sala ter este perfil definido — destaca Bia Barcellos, programadora do CineBancários.
Conforme divulga o CineBancários, as sessões serão realizadas com todas as medidas preventivas e protocolos sanitários recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que inclui limitação da ocupação da sala, uso obrigatório de máscara e higienização do espaço após a exibição de cada filme.
Bia ressalta que o CineBancários reabre em um momento em que os exibidores ainda estão reaprendendo seu papel, tentando reconquistar o público. Ela lembra que o hábito de ir ao cinema já estava complicado antes da pandemia. A interrupção das atividades no período esfacelou ainda mais o setor.
— É nosso papel lembrar as pessoas o quanto é importante essa experiência — avalia a programadora. — Acho que alem da importância coletiva da preservação das salas , o ato de ir ao cinema é importante individualmente, como experiencia única e pessoal, impondo limites a televisão e a interferência da vida externa comandando a hora e a forma de absorvermos o produto cultural. Acho que voltar para uma sala de cinema, com todos seus rituais e especifidades, resgata um pouco do que éramos, do que queremos ser. Não queremos ser lembrados como pessoas que se consumiram e imobilizaram na frente de um sofá... Somos mais que isso. E ir a uma sala de cinema é um ato de resistência, de inconformismo perante essa tendencia contemporânea.
Os ingressos para o CineBancários podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do cinema, na Rua General Câmara, 424, no Centro Histórico. Há meia-entrada para idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência. Mais informações pelo telefone (51) 3433-1205 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br.
Primeira semana da mostra Um Retrato de 2021
20/1 (quinta-feira)
- 14h - A NUVEM ROSA
- 17h - BOB CUSPE — NÓS NÃO GOSTAMOS DE GENTE
- 19h45min - MARIGHELLA
21/1 (sexta-feira)
- 14h - LOS LOBOS
- 17h - CHÃO
- 19h45min- DESERTO PARTICULAR
22/1 (sábado)
- 14h - MARIGHELLA
- 17h - CRAVOS
- 19h45min - ARANHA
23/1 (domingo)
- 14h - A NOITE DO FOGO
- 17h - MARIGHELLA
- 19h45min - CURRAL
25/1 (terça-feira)
- 14h -BOB CUSPE — NÓS NÃO GOSTAMOS DE GENTE
- 16h45min - DESERTO PARTICULAR
- 19h30min - CHÃO
26/1 (quarta-feira)
- 14h - A NUVEM ROSA
- 16h45min - MARIGHELLA
- 19h30min - LOS LOBOS
27/1 (quinta-feira)
- 14h - MADALENA
- 16h45min - CURRAL
- 19h30min - BOB CUSPE — NÓS NÃO GOSTAMOS DE GENTE