Com um elenco estelar e baseado em uma história real, Casa Gucci chega nesta quinta (25) aos cinemas como um dos filmes mais badalados do ano. O longa é protagonizado por Lady Gaga, que viverá seu segundo papel de destaque após Nasce Uma Estrela, de 2019, pelo qual recebeu uma indicação ao Oscar.
A artista busca realizar o feito pela segunda vez com seu trabalho como Patrizia Reggiani, condenada por ser a mandante do assassinato do marido, Maurizio Gucci (Adam Driver), herdeiro da grife italiana. Além de Gaga e Driver, o filme tem no elenco Al Pacino como Aldo Gucci, Jared Leto como Paolo Gucci, Jeremy Irons como Rodolfo Gucci e Salma Hayek como Pina Auriemma, vidente e confidente de Patrizia. A direção é de Ridley Scott, conhecido por Blade Runner (1982), Gladiador (2000) e Perdido em Marte (2015).
A seguir, GZH relembra as principais curiosidades sobre Casa Gucci:
A história real
Casa Gucci é inspirado em um livro, Casa Gucci: Uma História de Glamour, Cobiça, Loucura e Morte (Edição Seoman), de Sara Gay Forden, que conta a história do assassinato de Maurizio Gucci, herdeiro da grife, por sua ex-mulher, Patrizia Reggiani.
Patrizia era filha do dono de uma empresa de caminhões e se casou com o herdeiro Gucci em 1973. Com a morte do pai, Rodolfo, Maurizio cresceu sua participação na empresa da família e passou a deixar a esposa cada vez mais de lado. O casal se separou em 1985 e o divórcio se estendeu por anos, em meio a disputas por dinheiro.
Em 1995, porém, Maurizio foi surpreendido na rua com quatro tiros no peito. Meses mais tarde, a polícia descobriu que a mandante dos disparos era Patrizia Reggiani.
Em entrevista para o The Guardian em 2016, Reggiani, que se tornou conhecida na Itália como a "Viúva Negra", afirmou que o motivo do assassinato foi a decisão de Maurizio de vender o império Gucci para o banco de investimento Investcorp, em 1993. O negócio afetaria a herança das duas filhas do casal, Allegra e Alessandra.
— Eu estava brava com Maurizio por causa de muitas coisas naquela época. Mas, acima de tudo isso, sobre perder o negócio da família. Foi estúpido e foi um fracasso. Eu estava cheia de raiva, mas não havia nada que eu pudesse fazer. Ele não deveria ter feito aquilo comigo.
Dedicação total ao papel
Apesar do elenco de Casa Gucci contar com várias estrelas, quem mais brilha é Lady Gaga. Ela está sendo aclamada pela crítica por sua atuação, mas, nas redes sociais, os fãs têm estranhado algumas declarações da cantora sobre sua dedicação ao papel.
— Fazem três anos desde que comecei a trabalhar nisso e serei totalmente honesta e transparente: vivi como ela por um ano e meio. Falei com sotaque por nove meses desse tempo — disse a cantora e atriz à Vogue. — Fora da câmera também. Nunca quebrei a personagem. Continuei com ela.
Nem mesmo a família de Lady Gaga foi poupada de conviver com "Patrizia":
— Minha mãe e meu pai me conheceram como Patrizia algumas vezes. E eles estavam rindo principalmente porque minha família se divertia com meu amor pela arte… — comentou a artista ao The Hollywood Reporter. — Há uma desvantagem em se comprometer com um papel dessa forma, porque é um ajuste para todos ao seu redor. De repente, você não está mais falando como Stefani (nome de batismo de Lady Gaga) com sotaque. Você está falando com Patrizia Gucci.
Gaga disse que, em certo momento, chegou a sentir a culpa que Patrizia supostamente sentiria pelo crime.
— Eu dirigi por onde Maurizio foi baleado e senti um aperto no estômago porque eu estava tão no meu personagem que pensei, "O que foi que eu fiz?" — comentou ela, em uma coletiva de imprensa sobre Casa Gucci.
Outra declaração de Lady Gaga que deu o que falar foi a de que ela teve que passar por um "exorcismo" da personagem após o fim das filmagens. Na mesma coletiva de imprensa, ela disse que o diretor Ridley Scott usou a expressão de forma metafórica:
— Ele disse "espero que isso seja um exorcismo para você", porque ele viu como eu trabalho, como eu ficava completamente imersa, completamente torturada. Eu estava tanto em cena que eu ficava perdida no que parecia ser uma verdade — falou, acrescentando que Adam Driver a ajudou no processo.
Sotaque italiano não convenceu 100%
Além de "entrar na alma" da personagem, Lady Gaga teve que se preparar fisicamente para viver Patrizia, o que envolveu aulas com uma instrutora de italiano. A semelhança entre o sotaque alcançado por Gaga e a forma como a personagem fala de verdade gerou discussões na internet.
Engrossando o time dos que não aprovaram, está a própria preparadora de diálogos de Casa Gucci, Francesca De Martini.
— Me sinto mal dizendo isso, mas o sotaque dela não é exatamente italiano, está mais para russo — criticou, em entrevista ao The Daily Beast.
Gaga ensaiou o sotaque com outro instrutor, nos Estados Unidos, antes de embarcar para as gravações.
— Comecei com um dialeto específico de Vignola, depois comecei a trabalhar na forma de falar da classe alta que teria sido mais apropriada em lugares como Milão e Florença — contou à Vogue.
De Martini disse também que "há muitos sotaques" no filme. Segundo ela, Al Pacino soa como um italiano de Nova York e o sotaque de Adam Driver é quase inexistente.
Al Pacino reprovado pela família Gucci
O elenco também foi alvo de críticas da própria família Gucci. À Associated Press, Patrizia Gucci, neta de Aldo Gucci, disse que se sentiu ultrajada com a caracterização.
— Meu avô era um homem muito bonito, como todos os Guccis, e muito alto, olhos azuis e muito elegante. Ele está sendo interpretado pelo Al Pacino, que já não é muito alto, e essa foto o mostra gordo, baixo, com costeletas, muito feio. Vergonhoso, porque ele não se parece em nada com ele.
— Eles estão roubando a identidade de uma família para ter lucro, para aumentar a renda do sistema de Hollywood... Nossa família tem uma identidade, privacidade. Podemos conversar sobre tudo. Mas há uma fronteira que não pode ser ultrapassada.
Patrizia "bastante incomodada"
Outra pessoa que desaprovou Casa Gucci foi a própria Patrizia Reggiani. Livre da prisão desde 2016, a socialite tem hoje 72 anos.
— Estou bastante incomodada com o fato de Lady Gaga estar me interpretando no novo filme de Ridley Scott sem ter tido a consideração e a sensibilidade para vir me encontrar — disse, à agência de notícias italiana Ansa. — Não é uma questão econômica, não vou ganhar um centavo com o filme, mas de bom senso e respeito.
Mais tarde, Lady Gaga explicou por que não quis conhecer Patrizia. Ela percebeu que Patrizia mentia muito em entrevistas após o assassinato do marido pela "forma como ela piscava muito enquanto falava".
— Eu pensei: ela está tentando gerar um legado para si mesma, de forma que ela seja lembrada de uma maneira específica. E eu sabia que isso não me ajudaria ao construir a juventude dela ou qualquer outra coisa antes de 1995, porque ela iria querer que eu a interpretasse do modo que ela gostaria de ser interpretada, não para contar a verdade, mas sim para pintá-la bem.
Cena de sexo "animalesco"
Adam Driver adiantou que a cena mais quente entre Maurizio e Patrizia é recheada de "ruídos animalescos", fruto do improviso dos dois atores.
— Nós coreografamos como faríamos como qualquer outra cena, depois a passamos uma ou duas vezes e foi isso. Nós estávamos sentindo o momento! Qualquer coisa que eu disser vai ter um duplo sentido, mas nós improvisamos. Também vou dizer que, naquela altura, já estávamos filmando há um mês, então estávamos muito confortáveis para fazer o que precisava ser feito — relatou Driver em entrevista ao Entertainment Weekly.
O ator ainda explicou que o sexo é um elemento simbólico da relação de Maurizio Gucci e Patrizia Reggiani e da própria construção dos dois enquanto personagens:
— Patrizia usa o sexo como uma ferramenta e a cena representa fisicamente a relação deles. Ele (Maurizio) vem de uma vida não necessariamente monótona emocionalmente, mas sem muita paixão, e é isso que ela (Patrizia) acrescenta.
Pai, filho e Casa Gucci
Em uma das cenas mais icônicas do trailer de Casa Gucci, Lady Gaga faz o sinal da cruz e diz "Pai, filho e casa Gucci". Recentemente, ela revelou que a fala foi um improviso.
— Eu faria isso no trailer o tempo todo — relatou Gaga, à Variety. — E então algo sobre aquela cena, quando estávamos a fazendo, parecia certo.
Veja o trailer de Casa Gucci: