O Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) teve início em 2008, com o lançamento de Homem de Ferro. A aventura estrelada por Robert Downey Jr. foi um grande sucesso e viabilizou o começo da maior franquia de Hollywood, que já somou quase US$ 30 bilhões em bilheteria ao redor do mundo.
Assim, nos últimos 15 anos, 33 filmes foram produzidos sob o selo do MCU — sendo As Marvels o mais recente —, além de a franquia ter migrado também para a televisão, desenvolvendo séries como WandaVision, Falcão e o Soldado Invernal, Loki, What If...?, Gavião Arqueiro, Cavaleiro da Lua, Ms. Marvel e Mulher-Hulk. Isso sem falar nos games e diversos produtos licenciados que ajudam a tornar o time de super-heróis o mais bem-sucedido do planeta.
Porém, com tantos longas-metragens já lançados em um curto espaço de tempo, a qualidade se manteve? Na visão do público e dos críticos, qual será o melhor filme do Universo Cinematográfico Marvel? E qual é o pior?
GZH preparou um ranking, somando e fazendo a média das notas dos críticos e do público nos principais agregadores de opiniões sobre cinema da internet: Rotten Tomatoes, IMDb e Metacritic. O critério para desempate foi a nota do público, contabilizada pelo IMDb. O resultado você confere abaixo, indo do menos querido ao mais amado:
33º lugar
As Marvels (2023)
Rotten Tomatoes: 5,9/10 (62% de aprovação) | IMDb: 6,1/10 | Metacritic: 50/100 | Média: 56,66
Sobrou para As Marvels ser o ponto de ruptura da Marvel com o público — e com a crítica especializada. O filme que une a Capitã Marvel (Brie Larson), Monica Rambeau (Teyonah Parris) e Ms. Marvel (Iman Vellani) teve a pior bilheteria de estreia de todo o MCU e amargou negativas. O longa-metragem, o 33º da franquia, demonstrou que a fórmula do universo cinematográfico se desgastou e a ideia e unir com as produções da televisão não funcionou como os executivos esperavam. No final das contas, As Marvels, pelo menos, deverá ter um propósito digno: servir para o chefão Kevin Feige repensar os seus planos, pisar no freio e voltar a pensar em qualidade, não apenas em quantidade.
32º lugar
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)
Rotten Tomatoes: 5,7/10 (50% de aprovação) | IMDb: 6,6/10 | Metacritic: 50/100 | Média: 57,66
Longe de ser tão ruim quanto pintaram, a terceira aventura do Homem-Formiga, possivelmente, sofreu com a saturação dos filmes de super-heróis. Com o foco na família de Scott Lang (Paul Rudd), o longa tem como principais méritos o visual incrível do Reino Quântico e seus habitantes, bem como não ser apenas uma ponte para os próximos títulos do MCU — no seu encerramento, ele funciona muito bem como um fechamento para a trilogia do herói diminuto. Quantumania, além disso, também com bastante eficácia insere nos cinemas o vilão Kang (Jonathan Majors), que será o grande antagonista dos próximos anos do MCU. Divertido e honesto, merecia uma posição bem melhor.
31º lugar
Eternos (2021)
Rotten Tomatoes: 5,6/10 (47% de aprovação) | IMDb: 6,9/10 | Metacritic: 52/100 | Média: 59
A estreia da equipe dos Eternos no MCU acabou assumindo o posto de filme com as menores notas entre a crítica especializada, apesar de não ser o menos favorito dos fãs, segundo a nota do IMDb mostra. A produção — única dirigida por uma diretora vencedora do Oscar —, de fato, não é a melhor da franquia de super-heróis, mas está longe de ser digna desta última posição. É o título que melhor dribla a famosa "fórmula Marvel" e faz um belo gol ao introduzir uma vasta diversidade no universo cinematográfico, mas não fica apenas nisso: ainda possui uma história interessante, um grande elenco e ótimas cenas de ação. É um espetáculo grandioso e, talvez, por ser tão diferente de seus antecessores, causou estranheza. Merecia mais.
30º lugar
Thor: Amor e Trovão (2022)
Rotten Tomatoes: 6,4/10 (64% de aprovação) | IMDb: 6,3/10 | Metacritic: 57/100 | Média: 61,33
Depois de entregar o ótimo Thor: Ragnarok (2017), levando um humor surtado para o Deus do Trovão — além da maior bilheteria do personagem —, Taika Waititi estava com moral dentro do MCU. E ele aproveitou o momento para apostar ainda mais alto: fazer uma comédia romântica com o herói, trazendo de volta Jane Foster (Natalie Portman). E, bem, não deu tão certo. A quarta aventura solo de Thor não conseguiu ir bem em quase nada do que se propôs e o único riso que era possível ouvir dentro da sala de cinema era o de constrangimento — ou quando os bodes gritões apareciam na tela. Taika perdeu a mão neste e o filme, merecidamente, amarga uma posição bem ruim neste ranking — e nos corações dos fãs da Marvel.
29º lugar
Thor: O Mundo Sombrio (2013)
Rotten Tomatoes: 6,2/10 (66% de aprovação) | IMDb: 6,8/10 | Metacritic: 54/100 | Média: 61,33
O segundo filme do Deus do Trovão detinha, até pouco tempo atrás, o posto de menos favorito dos fãs do MCU. Mesmo assim, ele atingiu uma nota razoável. Apesar de um roteiro pouco inspirado e um romance sem química entre Thor (Chris Hemsworth) e Jane Foster (Natalie Portman), o longa tem seus momentos divertidos — principalmente, quando Loki (Tom Hiddleston) entra em cena (e a rouba, é claro). É uma boa aventura, mas que é apagada da memória logo após a cena pós-créditos.
28º lugar
O Incrível Hulk (2008)
Rotten Tomatoes: 6,2/10 (67% de aprovação) | IMDb: 6,6/10 | Metacritic: 61/100 | Média: 63
Relegado ao ostracismo perto do pomposo universo criado ao seu redor, O Incrível Hulk sofreu com diversos problemas, entre eles, diferenças criativas entre o diretor e o astro principal, Edward Norton, que fizeram com que o filme tivesse dois tons distintos. Apesar disso, é uma competente produção de ação e, ao mesmo tempo, consegue se aprofundar no personagem de Bruce Banner. É uma pena que Norton tenha saído do MCU depois do filme.
27º lugar
Homem de Ferro 2 (2010)
Rotten Tomatoes: 6,5/10 (71% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 7,0/10 | Metacritic: 57/100 | Média: 64
A primeira continuação do MCU é bem competente, mas, ao ser comparada com o seu antecessor, fica bem abaixo em questão de história. Porém, é interessante se aprofundar mais nos conflitos internos de Tony Stark (Downey Jr.) e, também, entender mais sobre o seu passado. Além disso, o longa marca a entrada da Viúva Negra (Scarlett Johansson) no MCU e ainda tem o Mickey Rourke como vilão, que é sempre bem-vindo.
26º lugar
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)
Rotten Tomatoes: 6,5/10 (74% de aprovação) | IMDb: 6,9/10 | Metacritic: 60/100 | Média: 64,66
Mesmo que as notas da crítica não estejam tão positivas quanto foram no primeiro filme do Doutor Estranho, esta nova aventura traz elementos novos para o MCU: um diretor com assinatura marcante (Sam Raimi, de Evil Dead e da trilogia original de Homem-Aranha) e, por conta disso, Multiverso da Loucura chega o mais próximo que os filmes da Marvel poderiam chegar do gênero terror. Raimi sabe filmar como nenhum outro cineasta dos quase 30 filmes do MCU, fazendo desta uma experiência realmente diferenciada, por mais que o roteiro seja raso. Apenas a cena em que Doutor Estranho deixa um casamento, pulando da sacada do prédio para ir salvar a cidade, já mostra isso. É a essência do heroísmo, como o diretor já havia mostrado muito bem em Homem-Aranha 2, por exemplo. Merecia estar em uma posição melhor.
25º lugar
Thor (2011)
Rotten Tomatoes: 6,7/10 (77% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 7,0/10 | Metacritic: 57/100 | Média: 64,66
A primeira imersão do MCU no universo cósmico e mágico. E, para tal, o estúdio chamou o cineasta shakespeariano Kenneth Branagh. O resultado é uma aventura sólida e que cumpre o seu papel de apresentar o Deus do Trovão no cinema, ao mesmo tempo em que consegue satisfatoriamente mostrar os conflitos de Thor com seu irmão Loki.
24º lugar
Capitã Marvel (2019)
Rotten Tomatoes: 6,8/10 (79% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 6,8/10 | Metacritic: 64/100 | Média: 66,66
A primeira aventura solo de uma heroína do MCU foi realizada tardiamente, apenas em 2019. E, mesmo que tenha um roteiro pouco inspirado, o filme tem bons momentos e passa uma importante mensagem sobre empoderamento feminino ao enfatizar que as mulheres não precisam provar nada para ninguém. Uma das personagens mais fortes do MCU chegou voando alto e merecia estar em uma posição melhor na lista.
23º lugar
Homem de Ferro 3 (2013)
Rotten Tomatoes: 7,0/10 (79% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 7,1/10 | Metacritic: 62/100 | Média: 67,66
Na verdade, Homem de Ferro 3 é uma aventura policial ao mesmo tempo em que é um filme de Natal estrelado por Tony Stark. O longa, que não tem muitos fãs, acabou decepcionando por uma série de decisões equivocadas em sua história, sendo a principal delas relacionada ao vilão Mandarim (vivido, mais ou menos, por Ben Kingsley). É divertido, mas está mais para Máquina Mortífera do que para Homem de Ferro.
22º lugar
Viúva Negra (2021)
Rotten Tomatoes: 6,9/10 (79% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 6,8/10 | Metacritic: 67/100 | Média: 68
Os fãs do MCU costumam brincar que o estúdio nunca erra. Mas, com Viúva Negra, errou. E bastante. A heroína vivida por Scarlett Johansson só foi ter o seu filme próprio mais de uma década depois de sua estreia no universo cinematográfico e, para piorar, o lançamento ocorreu depois que a personagem já havia morrido em outro longa. Ou seja, totalmente fora de timing. E a obra, infelizmente, não é o bicho. Natasha merecia mais. E os fãs também.
21º lugar
Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
Rotten Tomatoes: 7,0/10 (80% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 6,9/10 | Metacritic: 66/100 | Média: 68,33
A origem do Capitão América é um filme bem consistente e serve muito bem ao que se propõe, mostrando como o heroísmo não é medido apenas pela força física e, também, os bastidores da guerra. O grande destaque, porém, fica por conta de Chris Evans como Steve Rogers, provando que foi a melhor escolha para viver o herói que é símbolo de esperança e bondade.
20º lugar
Homem-Formiga (2015)
Rotten Tomatoes: 6,8/10 (83% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 7,3/10 | Metacritic: 64/100 | Média: 68,33
O herói diminuto da Marvel ganhou uma produção menor, mais contida, mas incrivelmente divertida. Com ótimas sacadas relacionadas ao tamanho do personagem e a escolha perfeita de Paul Rudd como protagonista, Homem-Formiga é um filme de assalto cheio de energia e que foi ótimo para o MCU, que experimentou novos ares, saindo um pouco do mesmo formato. E ainda tem Michael Douglas como Hank Pym, uma excelente aquisição para a franquia.
19º lugar
Vingadores: Era de Ultron (2015)
Rotten Tomatoes: 6,8 (76% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 7,3/10 | Metacritic: 66/100 | Média: 69
O segundo filme que reuniu os Heróis Mais Poderosos da Terra não conseguiu empolgar tanto quanto o seu antecessor, mesmo que tenha boas ideias e uma química maior entre os heróis. O vilão Ultron, por exemplo, é ótimo e assustador, mas o seu plano para destruir o mundo é meio esquisito, não provoca a emoção necessária. Apesar de não ser o favorito dos fãs, as consequências dos acontecimentos deste filme dos Vingadores se refletem em diversas outras produções que vieram depois. Várias coisas importantes aconteceram nele, incluindo as primeiras aparições dos personagens Feiticeira Escarlate e Visão.
18º lugar
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022)
Rotten Tomatoes: 7,2/10 (84% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 6,9/10 | Metacritic: 67/100 | Média: 69,33
A perda de Chadwick Boseman, o rei T’Challa e o Pantera Negra, foi irreparável. Por isto, a Marvel Studios decidiu não reescalar outro ator para interpretar o personagem e levou o luto para dentro de Wakanda Para Sempre. E, enquanto aborda o tema, o filme funciona bem, mas, quando é preciso inserir a ação e desenvolver o enredo, o roteiro, que nitidamente foi remendado às pressas para abrigar a morte de seu protagonista, patina. Além disso, Letitia Wright, a Shuri, não tem o carisma e a presença de cena de Boseman, o que fica evidente quando a jovem assume o manto de Pantera Negra. Bem abaixo do primeiro longa, a sequência, pelo menos, tem uma grande atuação de Angela Bassett como rainha Ramonda e ainda insere o ótimo Namor (Tenoch Huerta) no MCU.
17º lugar
Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Rotten Tomatoes: 7,0/10 (87% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 7,0/10 | Metacritic: 70/100 | Média: 70
A sequência de Homem-Formiga não é tão inspirada ou divertida quanto o filme anterior, mesmo assim, conseguiu notas mais altas da crítica — não do público, que gostou menos, como mostra o índice do IMDb. Como filme, ele nitidamente tem mais investimento e serviu para ser um "respiro" para o MCU, que tinha acabado de entregar Vingadores: Guerra Infinita. O longa ainda é uma ponte importante para as ações que viriam a acontecer em Vingadores: Ultimato.
16º lugar
Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
Rotten Tomatoes: 7,3/10 (85% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 7,6/10 | Metacritic: 67/100 | Média: 72
James Gunn, depois de mostrar a que veio com o primeiro Guardiões da Galáxia, acabou escorregando um pouco ao aderir ao vício da megalomania das continuações. E, além disso, ainda exagerou na hora de fazer comédia, incluindo aí uma cena um tanto quanto constrangedora envolvendo o Pac-Man. Apesar disso, o público comprou a ideia e gostou de ver a saga paternal cósmica guiada pelos mercenários mais queridos do universo e também por Kurt Russell, que interpreta um... planeta!
15º lugar
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)
Rotten Tomatoes: 7,4/10 (90% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 7,5/10 | Metacritic: 69/100 | Média: 72,66
A segunda produção solo do Homem-Aranha é, mais uma vez, uma aventura juvenil, que se passa no ambiente escolar e que lida brevemente com as consequências de Vingadores: Ultimato. Em uma viagem para a Europa, Peter Parker (Tom Holland) acaba envolvido em uma conspiração liderada por Mysterio (Jake Gyllenhaal) para dominar o mundo e se vingar de Tony Stark — que até já tinha morrido. Apesar do seu tom leve, o filme consegue abordar temas como luto e, também, complica a situação do herói aracnídeo ao revelar a sua identidade para o mundo.
14º lugar
Doutor Estranho (2016)
Rotten Tomatoes: 7,3/10 (89% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 7,5/10 | Metacritic: 72/100 | Média: 73,33
A apresentação do Doutor Estranho no MCU foi feita com muita magia e com uma pegada mais psicodélica. Mesmo prometendo fugir da fórmula da Marvel, o longa não foi muito longe neste sentido. Apesar disso, a aventura é cheia de bons momentos — como a barganha com Dormammu e as viagens interdimensionais — e a escolha de Benedict Cumberbatch como protagonista foi outro grande acerto do estúdio. Um dos heróis mais poderosos do MCU merecia um ator tão bom quanto ele.
13º lugar
Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)
Rotten Tomatoes: 7,6/10 (92% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 7,4/10 | Metacritic: 73/100 | Média: 74,33
Apesar de ser o primeiro filme solo do Aranha, esta não é a apresentação do herói no MCU — que ocorreu em Capitão América: Guerra Civil. Porém, é aqui que o personagem tem mais tempo de se desenvolver e mostrar o seu carisma, ao mesmo tempo em que lida com problemas de um adolescente que tem superpoderes. Um dos pontos fortes do filme é certamente a profundidade do vilão Abutre vivido pelo brilhante Michael Keaton — o momento em que Peter descobre quem é o homem por trás da fantasia é excelente. E tenso. Divertido e jovial, De Volta ao Lar é uma ótima aventura do herói mais popular de todos. E ainda tem o Homem de Ferro.
12º lugar
Guardiões da Galáxia Vol. 3 (2023)
Rotten Tomatoes: 7,3/10 (79% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 8,3/10 | Metacritic: 67/100 | Média: 74,33
A despedida de James Gunn do MCU e, também, da formação como conhecemos do Guardiões da Galáxia fechou a trilogia da equipe cósmica com chave de ouro. O longa consegue entregar emoção e diversão na medida, ao mesmo tempo que dá espaço para todos os personagens brilharem — e tudo isso mostrando o quanto eles evoluíram ao longo dos nove anos que separam a estreia dos heróis no cinema de agora. Mesclando um universo de referência e com autonomia para contar a história do jeito que acha melhor, Gunn ressalta que é uma força criativa que fará falta na Marvel.
11º lugar
Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014)
Rotten Tomatoes: 7,7/10 (90% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 7,7/10 | Metacritic: 70/100 | Média: 74,66
O mundo da espionagem dando as caras no MCU. Um dos filmes mais queridos pelos fãs aposta na tensão de possíveis traições e intrigas para se desenvolver, ao mesmo tempo em que mostra Steve Rogers tentando se adaptar ao mundo moderno. E os irmãos Russo, que comandam o longa, acertam em cheio no tom. Tanto é que, depois deste filme, eles assumiram os principais projetos do MCU, como os dois últimos longas dos Vingadores.
10º lugar
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021)
Rotten Tomatoes: 7,5/10 (91% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 8,0/10 | Metacritic: 71/100 | Média: 81
O primeiro filme a ir exclusivamente para os cinemas depois da pandemia, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis foi uma aposta interessante da Marvel, pois se trata de um filme de origem, com um personagem asiático e sem nomes conhecidos do grande público. Mesmo assim, foi considerado um sucesso pelo estúdio e aclamado pela crítica, que o considerou uma das melhores aventuras de apresentação de personagem do MCU. Shang-Chi chegou com tudo!
9º lugar
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Rotten Tomatoes: 7,6/10 (85% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 8,4/10 | Metacritic: 68/100 | Média: 76
O começo do fim da formação do grupo de heróis como a conhecíamos trouxe momentos espetaculares para o MCU, como a chegada de Thor em Wakanda, as interações inéditas entre vários personagens e o estalar de dedos de Thanos que dizimou metade da humanidade. Mesmo assim, as notas da crítica acabaram o empurrando para baixo do topo da lista, que era o lugar merecido para este grande filme. Para o público, porém, este é o segundo melhor do MCU. Justo!
8º lugar
Thor: Ragnarok (2017)
Rotten Tomatoes: 7,6/10 (93% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 7,9/10 | Metacritic: 74/100 | Média: 76,33
Depois de duas aventuras medianas do Deus do Trovão, a Marvel entregou o terceiro filme do personagem nas mãos do irreverente Taika Waititi, ator e cineasta conhecido por comédias. O resultado? Um filme hilário de Thor e, mesmo assim, com uma história interessante e boas cenas de ação, com o filho de Odin lutando ao lado do Hulk e de Loki. E, claro, aclamação por parte da crítica e carinho dos fãs que aceitaram embarcar na galhofa. Mesmo parecendo mais descomprometido, o longa foi uma grande ponte para as produções seguintes. Inclusive, tendo conexão direta com Vingadores: Guerra Infinita.
7º lugar
Capitão América: Guerra Civil (2016)
Rotten Tomatoes: 7,7/10 (90% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 7,8/10 | Metacritic: 75/100 | Média: 76,66
Depois de derrotarem vilões poderosos, os heróis da Marvel brigam entre si. E não é qualquer briguinha: é o time do Homem de Ferro contra o time do Capitão América. Guerra Civil traz a primeira grande ruptura da equipe e aprofunda as personalidades dos personagens, além de apresentar dois importantíssimos novos membros do MCU: o Homem-Aranha e o Pantera Negra. Mesmo que tome diversas liberdades em relação à HQ na qual se inspira, o que provocou alguns narizes torcidos por parte dos fãs mais ferrenhos, o longa foi um grande sucesso, com ótimas reviravoltas.
6º lugar
Os Vingadores (2012)
Rotten Tomatoes: 8,1/10 (91% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 8,0/10 | Metacritic: 69/100 | Média: 76,66
O filme que mudou tudo. A primeira grande cruzada que reuniu os heróis da Marvel no cinema é tão grandioso quanto poderia ser. Mesmo que o roteiro não seja uma grande maravilha e que o vilão, o Loki, não represente uma ameaça muito assustadora, o conjunto da obra compensa. A dinâmica entre os personagens, o heroísmo, as cenas de ação grandiosas e o humor na dose certa fazem de Os Vingadores um dos mais memoráveis blockbusters de Hollywood. Foi o resultado de uma aposta inédita, em que cinco filmes foram feitos para desembocar neste, e, bem, deu muito certo. E segue dando. Agradeça a Kevin Feige!
5º lugar
Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021)
Rotten Tomatoes: 7,9/10 (93% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 8,2/10 | Metacritic: 71/100 | Média: 77,33
O live-action que os fãs do Homem-Aranha vinham pedindo há tempos foi entregue. Com a reunião das três gerações do herói no cinema (Tobey Maguire, Andrew Garfield e Tom Holland), a história, além de estar abarrotada de fan services (elementos que servem para agradar a audiência), ainda serve como um reboot do personagem no MCU. No final do longa, Peter Parker — o do Holland — se aproxima da essência do Amigão da Vizinhança dos quadrinhos e abre diversas opções para o seu futuro nas telonas. E com aquilo que os fissurados pelo herói mais gostam: a identificação com os perrengues que o Aranha enfrenta também na vida pessoal.
4º lugar
Guardiões da Galáxia (2014)
Rotten Tomatoes: 7,8/10 (92% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 8,0/10 | Metacritic: 76 /100| Média: 78
Outro filme que a Marvel decidiu dar para um cineasta conhecido por suas produções irreverentes e que deu muito certo. James Gunn comandou a aventura dos mercenários da Marvel e entregou um produto que superou as expectativas dos fãs e da crítica, com personagens desconhecidos do grande público, mas que juntos formaram uma das equipes mais queridas do cinema, explorando o lado cósmico do MCU com muito humor.
3º lugar
Homem de Ferro (2008)
Rotten Tomatoes: 7,7/10 (94% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 7,9/10 | Metacritic: 79/100 | Média: 78,33
O responsável por iniciar tudo. O diretor Jon Favreau sob a batuta do produtor Kevin Feige teve a importantíssima missão de levar um herói não tão popular dos quadrinhos para os cinemas. A partir desta história de origem, outras rotas começariam a ser abertas para o universo compartilhado. E, como se não bastasse, o escolhido para interpretar o protagonista Tony Stark era o garoto-problema dos anos 1990 Robert Downey Jr. Como a história mostrou, o filme deu muito certo, tornou-se aclamado dentro do subgênero e, além disso, deu nova chance à carreira de Downey Jr., que se tornou um dos atores mais bem pagos do cinema.
2º lugar
Pantera Negra (2018)
Rotten Tomatoes: 8,3/10 (96% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 7,3/10 | Metacritic: 88/100 | Média: 81,33
Nada mais justo do que um rei estar em uma posição de tanto prestígio. Pantera Negra, além de um filme de super-herói extremamente competente, entregando momentos incríveis de ação, também conseguiu cumprir o seu papel de apresentar uma terra totalmente nova no cinema: Wakanda. E, dentro deste reino, o público conheceu mais sobre representatividade, com um elenco majoritariamente negro e levando pautas importantíssimas como apropriação cultural, segregação racial e retenção de riquezas para dentro do MCU. Milhões de crianças ao redor do mundo se viram nas telas e o filme foi um sucesso, tanto de crítica quanto de bilheteria, além de se tornar o longa de super-heróis com mais estatuetas do Oscar, vencendo em três das sete indicações que teve — incluindo um feito inédito para o subgênero: uma nomeação ao prêmio de Melhor Filme. Uma obra. histórica.
1º lugar
Vingadores: Ultimato (2019)
Rotten Tomatoes: 8,2/10 (94% de aprovação, com Certified Fresh) | IMDb: 8,4/10 | Metacritic: 78/100 | Média: 81,33
Vingadores: Ultimato foi o resultado de 11 anos de um trabalho inédito e impecável do MCU, sob a liderança de Kevin Feige, interligando duas dezenas de filmes que culminaram em uma obra instantaneamente idolatrada pelos fãs da Marvel — e por não fãs também, visto que o título figura como a segunda maior bilheteria de todos os tempos. Depois dos trágicos eventos de Guerra Infinita, os Heróis Mais Poderosos da Terra se reuniram para reverter o estrago feito por Thanos e dar um fim ao vilão de uma vez por todas. Emocionante e eletrizante, o longa conseguiu transformar os cinemas ao redor do mundo em verdadeiros estádios de futebol, com os espectadores vibrando, aplaudindo e chorando por três horas sem parar. Como dizem os fãs: épico.