Pelado, careca, musculoso e banhado a ouro: o Oscar é o troféu mais badalado do cinema. Organizada pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas, cuja primeira edição foi realizada em 1929, a premiação tem como objetivo promover filmes e destacar o desempenho de atores e atrizes, diretores e outros profissionais do setor. Em especial, da indústria do cinema americano.
A seguir, GZH conta mais curiosidades sobre o principal evento do cinema mundial.
Por que o prêmio é chamado Oscar?
É um apelido, na verdade. O nome verdadeiro é Academy Awards. Não é clara a origem deste apelido. Uma das versões mais populares conta que uma bibliotecária da organização, Margaret Herrick, foi a primeira pessoa a chamar o prêmio pelo nome que se popularizaria. Ao ver a estatueta pela primeira vez, ela a comparou com seu tio Oscar. Mais tarde, Margaret se tornaria diretora executiva da Academia.
Outra versão atribui o batismo do prêmio ao colunista Sidney Skolsky, que teria sido o primeiro a usar o termo na imprensa, em 1934, ao se referir ao prêmio de melhor atriz que Katharine Hepburn recebeu.
A Academia adotou o apelido oficialmente a partir da cerimônia de 1939.
Como um filme pode concorrer ao Oscar?
Geralmente, para um título ser elegível às categorias principais da premiação, o filme precisa ser exibido em um cinema de Los Angeles por pelo menos sete dias consecutivos, com três sessões diárias e cobrança, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior à premiação. Em 2021, por conta da pandemia, o prazo foi estendido até 28 de fevereiro, considerando também as produções que estrearam somente em plataformas de streaming.
O longa precisa ter mais de 40 minutos e utilizar os formatos 70 mm ou 35 mm, caso tenha sido filmado de maneira analógica. Se a gravação for digital, a Academia exige que tenha 24 fps (frames por segundo) ou 48 fps.
As regras de tempo não se aplicam às categorias de curta-metragem, assim como regras de divulgação e formato não servem para a categoria de filme internacional.
A partir da premiação de 2025, pelo menos uma destas condições deverá ser atendida por quem concorrer a melhor filme: ter pelo menos um protagonista que não seja branco; que pelo menos 30% dos personagens secundários sejam mulheres, minorias, LGBT+ ou deficientes ou que o tema principal retrate um destes grupos.
Como os indicados ao Oscar são escolhidos?
Os produtores inscrevem seus filmes com a Academia, que é composta atualmente por mais de 9 mil membros. Os indicados costumam ser selecionados pelos membros de seu segmento: diretores votam em diretores, atores escolhem atores e assim por diante. Há comissões especiais para diferentes segmentos, como filme internacional e animação.
Os integrantes de cada área votam para decidir quem serão os cinco indicados para as 24 categorias — exceto melhor filme, que pode ter de cinco a 10 nomes na disputa pelo prêmio, e melhor cabelo e maquiagem, tradicionalmente com três indicações.
Como são escolhidos os vencedores do Oscar?
Quando a lista de indicados é definida, todos os membros da Academia devem votar em apenas um concorrente de cada categoria. Às vezes, é preciso muitos turnos para a Academia conseguir colocar um nome no envelope. Se um dos filmes tem metade dos votos mais um, ele vence. Caso contrário, o filme menos votado é eliminado da disputa e há recontagem. Se nem assim houver um vencedor, o processo é repetido, sempre pela auditoria do evento, a PricewaterhouseCoopers (PwC), que é responsável pela tabulação final.
Quem foi a primeira pessoa a ganhar um Oscar?
O alemão Emil Jannings, contemplado na categoria de melhor ator em 1929. Como ele precisava voltar para a Europa antes da cerimônia de estreia, a Academia lhe entregou a estatueta antecipadamente. A primeira edição abrangia as produções de 1927 e 1928, e Emil foi premiado por sua atuação nos filmes The Last Command (1928) e The Way of All Flesh (1927). Esta foi a única vez que o Oscar teve a lista de vencedores anunciada com três meses de antecedência.
Quanto vale um Oscar?
US$ 1. Isso mesmo. Desde 1950, quem ganha o Oscar precisa assinar um contrato que os proíbe de vender a estatueta sem primeiro oferecê-la a Academia por US$ 1.
Qual foi o filme mais premiado no Oscar?
Três filmes dividem o pódio: Ben-Hur (1959), Titanic (1997) e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003). Cada um deles levou 11 estatuetas.
Qual é o filme com melhor aproveitamento no Oscar?
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003) foi indicado a 11 prêmios e faturou todos na cerimônia de 2004. 100% de aproveitamento. Ben-Hur (1959) venceu 11 de 12, contabilizando 91,66%, enquanto Titanic (1997) faturou 11 de 14, com 78,57%.
Qual foi o filme que recebeu mais indicações ao Oscar?
Empate: A Malvada (1950), Titanic (1997) e La La Land (2016), com 14 indicações.
Quem é o maior vencedor do Oscar?
Walt Disney, com 22 estatuetas. O criador do Mickey também é a pessoa que recebeu o maior número de indicações, totalizando 59. Também é dele o maior número de prêmios em um único ano, quando faturou quatro estatuetas em 1954.
Qual país é o maior vencedor na categoria estrangeira?
A Itália venceu 11 vezes, em 28 indicações. Já a França é a recordista em indicações, com 37, tendo recebido o prêmio nove vezes.
Quem é o recordista em estatuetas na categoria de melhor ator?
Daniel Day-Lewis recebeu três estatuetas de melhor ator — em 1989, 2007 e 2012.
Quem é o recordista em estatuetas na categoria de melhor atriz?
Katharine Hepburn venceu quatro vezes: 1932/33, 1967, 1968 e 1981.
Quem é a atriz com mais indicações?
Meryl Streep acumula 21 indicações, tendo vencido duas vezes como melhor atriz e uma como coadjuvante.
Quem é o ator com mais indicações?
Jack Nicholson com 12, sendo dois prêmios de melhor ator e um como coadjuvante.
Quem é o diretor mais premiado no Oscar?
John Ford, em quatro oportunidades: O Delator (1935), Como Era Verde o Meu Vale (1941), Vinhas da Ira (1940) e Depois do Vendaval (1952).