Realizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a 93ª edição do Oscar será transmitida neste domingo (25), a partir das 21h. Desta vez, por conta da pandemia, a cerimônia não ficará restrita ao Teatro Dolby, em Los Angeles, como ocorre desde 2002: também estão previstos palcos em Londres e Paris, para quem não conseguir viajar até os Estados Unidos. Os convidados do evento também estarão na Union Station, uma estação de trem desativada em Los Angeles, que terá restrição de 170 pessoas presentes.
A intenção da Academia é limitar ao máximo as participações pela internet, que geraram críticas e decepção em outras cerimônias prejudicadas pela pandemia, como o Globo de Ouro. Portanto, a organização pretende que o evento seja o mais presencial possível.
Assim como em 2020, não haverá um mestre de cerimônias principal na premiação. Nomes como Angela Bassett, Bong Joon Ho, Brad Pitt, Bryan Cranston, Don Cheadle, Halle Berry, Harrison Ford, Reese Witherspoon e Regina King estão entre os apresentadores anunciados.
Os participantes do Oscar 2021 não precisarão usar máscara durante as transmissões da premiação. No entanto, a Academia solicitou aos envolvidos que utilizem máscara no período em que não estiverem participando ao vivo, ou seja, durante os intervalos comerciais.
Segundo informações da CNN, a Academia e os produtores do Oscar planejam equilibrar o tom de celebração do cinema, em meio à pandemia e a um processo de reconhecimento de justiça social. Uma fonte disse à emissora que "este será um prêmio focado na mensagem".
Originalmente, a premiação estava prevista para ocorrer no dia 28 de fevereiro. A Academia postergou o evento não só por conta da pandemia, mas também para beneficiar filmes que tiveram suas estreias prejudicadas pelo fechamento das salas de cinema.
Entre os indicados na premiação, Mank foi o filme mais lembrado, acumulando 10 indicações — entre elas, melhor filme, melhor direção (David Fincher) e melhor ator (Gary Oldman). Em seguida, há seis filmes que receberam seis indicações cada: Nomadland, Minari, O Som do Silêncio, Judas e O Messias Negro, Meu Pai e Os 7 de Chicago. Ainda há um terceiro bloco com cinco indicações formado por Bela Vingança e A Voz Suprema do Blues.
ONDE ASSISTIR
Globo e Globoplay
A Rede Globo terá duas transmissões ao vivo do Oscar 2021. Uma será realizada pelo Globoplay e aberta também para não assinantes. Com início marcado para as 20h, a cobertura será comandada por Marcelo Adnet, ao lado dos humoristas Luciana Paes e Paulo Vieira. Esta transmissão também terá a participação de nomes como Eduardo Sterblitch e Lucio Mauro Filho.
A outra transmissão será comandada por Maria Beltrão e contará com comentários de Artur Xexéo e Dira Paes. Esta cobertura vai ao ar no G1, a partir das 19h30min, e na TV Globo, logo após o Big Brother Brasil 21, por volta da meia-noite.
TNT
A partir das 20h, a emissora de TV a cabo TNT e seu canal do YouTube exibem Esquenta TNT, sob o comando de Carol Ribeiro e Tiago Abravanel. Também haverá esquetes de humor sobre a premiação com Vitor de Castro e Fernanda Soares.
A partir das 21h, Aline Diniz e Michel Arouca apresentarão a cerimônia pela TV, enquanto Carol Moreira e Jhordan Matheus assumem a live no YouTube, com comentários de PH Santos, Patricia Gomes, Natália Bridi e Fernanda Soares, além de conteúdos de Guto TV e Isaías. Também haverá a participação de Luiza Brasil, que irá avaliar os looks da festa.
Tanto o Esquenta TNT quanto a cerimônia poderão ser assistidos pelos serviços TNT Go e TNT Séries.