Pouco mais de dois meses após sua reabertura, em 19 de novembro, o Guion Center volta a fechar as portas em Porto Alegre a partir desta quinta-feira (4). Não há previsão de retomada da programação, mas a expectativa é de que o fechamento só se estenda por uma ou duas semanas — no máximo, até o final de fevereiro.
De acordo com o dono do estabelecimento, Carlos Schmidt, a medida foi necessária por causa das distribuidoras, que vêm postergando lançamentos de filmes no Brasil. Os adiamentos seriam uma resposta à limitação dos horários de funcionamento dos cinemas em São Paulo, maior praça nacional, que dita o ritmo das salas de todo o país.
"Assim que as distribuidoras retomarem as atividades de forma plena, voltaremos para a nossa última e definitiva tentativa", afirmou Schmidt em nota à imprensa.
Não é a primeira vez que o empresário admite o risco de um fechamento definitivo do Guion. Em novembro passado, ele afirmou que é a única escolha "se a coisa não melhorar". Mas mesmo antes da pandemia, em 2014, o local divulgava que o movimento fraco poderia ser seu fim. No aniversário de 25 anos, celebrado em junho, Schmidt comentou o caso em entrevista a GZH:
— Falamos em fechar há muito tempo. Isso é uma ladainha. Há períodos bons e ruins, mudamos de ideia. Como ano passado foi um ano extremamente positivo, passamos a ter algum ganho, e as coisas se ajeitaram. Mas agora já não sei mais.