A produção de Missão Impossível busca uma ponte que Tom Cruise possa explodir no sétimo filme da série. Em janeiro, Robert Golba, um especialista em locações de Hollywood, encontrou na pequena cidade de Wlém, na Polônia, o local perfeito para a gravação. De acordo com a The Wall Street Journal, a ideia era que a Paramount Pictures reparasse a estrutura, a explodisse, e depois ajudasse a financiar uma nova ponte.
Mesmo que ela não recebesse muita atenção dos moradores, a possibilidade de demolição não foi bem recebida pelas pessoas da cidade, e logo a notícia espalhou-se por toda a Polônia. Atualmente, a ponte de Pilchowice acumula um século de idade e não está em bom estado: enferrujada, seu piso de madeira solto e os trilhos estão tortos. A travessia de pedestres é proibida, e trens também não podem utilizá-la. Contudo, moradores defendem que ela carrega um valor histórico.
— Essa ponte, em particular, é um monumento extraordinário: é a ponte ferroviária mais alta da Polônia — disse Marcin Drews, um produtor de vídeos local cuja especialidade é documentar estruturas abandonadas.
A história da escolha da ponte se iniciou quando a notícia de que o astro Tom Cruise precisava de uma estrutura do tipo chegou ao produtor polonês Andrew Eskner. Depois de tratativas que envolveram a embaixadora dos Estados Unidos (EUA), Georgette Mosbacher, o Ministério da Cultura e um gerente de produção do filme, ferrovias estaduais polonesas propuseram a Eksner que experimentasse a ponte Pilchowice. Embora o cenário fosse positivo, em dezembro Golba foi contratado para fazer um trabalho que Eskner esperava ser designado.
Rejeitado, Eksner contou a amigos sobre os planos de explodir a ponte para o filme. Em março, a notícia chegou a uma comunidade preservacionista local que começou uma campanha para listar a ponte como um monumento histórico. A situação cresceu até que uma petição se tornou viral nas redes sociais no final de julho, com 15 mil assinaturas, e a ponte se tornou notícia nacional.
— Ninguém se importava com a ponte até agora — desabafou Golba, preocupado com a dimensão que seu trabalho havia se tornado.
Em um comunicado, o roteirista e diretor de Missão Impossível afirmou que ele buscava explodir apenas a seção central da ponte. Com isso, defendeu, seria necessário reconstruir a estrutura e o sistema ferroviário.
"Conclusão: para abrir a área ao turismo, a ponte precisava ser demolida”, escreveu. "Respeitar e celebrar os lugares que filmamos é nossa principal diretriz", acrescentou.
Assistente do diretor regional de conservação de monumentos históricos em Wroclaw, Daniel Gibski, se opõe à filmagem da cena e diz que a ponte não precisa ser destruída para ser consertada.
— Não quero nem falar sobre essa atitude neocolonialista em relação à Polônia — disse.
A cena planejada é uma citação ao clímax de A General (1926), onde uma ponte de Oregon desaba sob uma locomotiva em alta velocidade.
A ponte de Pilchowice é, em verdade, uma realização do imperador alemão Guilherme II, que liderou uma parada militar em 1912. Mais tarde, soldados nazistas tentaram explodir a estrutura, mas conseguiram apenas danificá-la. Com a retirada das tropas alemãs, Stálin e Churchill transferiram o território libertado para a Polônia. A decadência do tráfego e da ponte ferroviária começou apenas nas décadas de 1990 e 2000, com a construção de rodovias sob o regime capitalista.