Uma das lendas vivas de Hollywood, Tom Cruise conquistou o respeito do público e dos críticos graças a sua ética de trabalho: ele não vê problemas em colocar a própria segurança em risco por uma boa sequência de ação. É o que foi possível perceber ao longo das últimas quatro décadas, em que ele vem mantendo uma carreira prolífica. Ainda assim, não chega a ser uma missão impossível descobrir quais foram os seus melhores trabalhos.
Para compor este ranking, GZH fez um levantamento da aprovação alcançada por filmes com o ator em sites especializados. Foram considerados o score no Metacritic (o "metascore"), a aprovação no Rotten Tomatoes (o "tomatometer"), assim como a nota do público no IMDb. Uma média das três avaliações (colocadas na mesma escala) definiu a seleção que você confere a seguir.
5. A Cor do Dinheiro (1986)
Um drama de Martin Scorsese, A Cor do Dinheiro traz Paul Newman mais uma vez como o ás da sinuca Eddie Felson, que apareceu pela primeira vez em Desafio à Corrupção (1961). Vinte e cinco anos depois e exibindo as marcas de sua trajetória autodestrutiva, Felson conhece o promissor talento do taco Vincent Lauria (Cruise), com quem vive uma conturbada relação de mestre e pupilo. Média 78,67.
4. Magnólia (1999)
Magnólia é o terceiro longa-metragem do cineasta Paul Thomas Anderson, conhecido por títulos como Sangue Negro (2007), O Mestre (2012) e Trama Fantasma (2017). Nesta produção, ele adota o modelo de filme coral para interligar diferentes personagens em Los Angeles. Cruise ganhou o Globo de Ouro de ator coadjuvante vivendo um guru de autoajuda sentimental que se aproxima do pai que está à beira da morte. Média 80.
3. No Limite do Amanhã (2014)
Filme do diretor Doug Liman, que já está escalado para trabalhar no novo filme de Cruise no espaço sideral. Na trama, que une ficção científica e ação, o ator interpreta um major americano que está tentando defender a Terra de uma invasão alienígena. Em seu favor, está o dom de morrer e renascer viajando no tempo para vencer o inimigo com ajuda de uma guerreira (Emily Blunt). Média 80,33.
2. Minority Report: A Nova Lei (2002)
Steven Spielberg também combina ação e ficção científica neste longa de 2002. Aqui, Cruise dá vida ao detetive John Anderton, em um futuro no qual foi desenvolvido um sistema capaz de prever qualquer tipo de crime, com exatidão, e os agentes da lei prendem qualquer pessoa antes que o ato seja consumado. O grande problema emerge quando o detetive descobre que está previsto que ele mate alguém, colocando em dúvida sua reputação ou a confiabilidade do sistema. Média 82.
1. Missão Impossível
Não restam dúvidas sobre o ponto alto da carreira de Cruise: os últimos capítulos da saga do agente de missões impossíveis Ethan Hunt. Ao selecionar os melhores filmes do astro, eis que aparecem Missão: Impossível — Protocolo Fantasma (2011), com média 80,33; Missão: Impossível — Nação Secreta (2015), com 80,67; e em primeiríssimo lugar disparado: Missão: Impossível — Efeito Fallout (2018), que chegou à média 86,67.
A franquia de ação, que ainda vai ganhar mais duas partes nos próximos anos, é o carro-chefe do ator e parece só melhorar com o tempo. Fallout chegou a arrecadar US$ 791 milhões nas bilheterias ao redor do mundo. Como resumiu a crítica Ann Hornaday no The Washington Post: "Muitas vezes ridículo, o filme funciona maravilhosamente bem".