Depois de fazer história nos videogames e se espraiar por diferentes mídias (como animações) e produtos, Sonic: O Filme estreia em filme live-action nesta quinta-feira (13). É mais uma fase no visual do personagem que, desde 1991, quando estreou seu primeiro título, tem se renovado nos games.
No entanto, o primeiro look do ouriço azul não foi bem aceito: após a divulgação do primeiro trailer, em abril de 2019, o visual de Sonic foi criticado pelos fãs, muito por conta do personagem conter dentes. A produção do filme atendeu às queixas dos fãs e tornou o personagem banguela, além de remodelar outros detalhes como os olhos.
De qualquer maneira, o personagem já teve diferentes fases nos games. Confira cinco delas:
1) Sonic clássico
O Sonic moleque. O Sonic raiz. O Sonic do Mega Drive. O Sonic que soprava o cartucho para funcionar. Aquele que os trintões (ou perto disso) acompanharam durante suas tardes de infância noventista, seja em casa ou na locadora de videogame. É aquele ouriço azul de jogos como Sonic the Hedgehog (1991), Sonic the Hedgehog 2 (1992), Sonic the Hedgehog 3 (1994) e Sonic & Knuckles (1994).
2) Aventureiro
É como se fosse aquele primo que foi para um intercâmbio e voltou mais metidinho, com uma aparência completamente diferente, mais descolado – cheio de tatuagens, com barba ou vestindo kilt porque sim. A primeira versão totalmente em 3D do ouriço veio com Sonic Adventure, lançado em 1998 para o videogame Dreamcast. Em 2001, chegou a continuação, Sonic Adventure 2, que traria o vilão Shadow – um ouriço do lado negro. Ambos os jogos contavam com produção e tramas ambiciosas, mas não causaram o mesmo impacto dos games dos anos 1990.
3) Herege
Intitulado Sonic The Hedgehog, mas conhecido também como Sonic 2006 por conta de seu ano de lançamento, era a incursão do ouriço na geração do PlayStation 3 e Xbox 360. No entanto, o ouriço causou estranhamento ao público por se envolver em um affair com direito a beijo com uma humana. O jogo também era decepcionante por conta de sua jogabilidade. Um Sonic boy lixo com os fãs.
4) Ouriço e monstro
Em Sonic Unleashed (2008),ele podia se transformar em Warehog ao cair da noite – uma versão lobisomem do ouriço – em que perdia sua tradicional velocidade, mas ganhava em força. Apesar da inovação, não foi um jogo que tenha causado frisson.
5) Nostálgico
Após sucessivos fracassos ou jogos com recepções mornas do público, a franquia começou a olhar com mais carinho para o passado e tentar trazê-lo para os games que foram lançados a partir dos anos 2010. Começa com Sonic The Hedgehog 4 (2010), em dois episódios, que revisitaria fases dos primeiros games.
Com Sonic Generations (2011), há um encontro do Sonic moderno com o Sonic clássico, uma versão mais antiga de si mesmo, mais barrigudinha. Esse Sonic antigo e "fofinho" reapareceria em Sonic Forces (2017).
E, finalmente, chega o elogiado Sonic Mania. A sensação para os fãs mais antigos com esse jogo era só uma: o campeão voltou. Lançado em 2017, o game é uma volta concisa aos primeiros títulos do ouriço. Desenvolvido para fãs, o visual e a jogabilidade não mudam muito em relação aos clássicos dos anos 1990, porém há mais refinamento.