A diretora mineira Petra Costa se manifestou sobre a indicação ao Oscar que recebeu nesta segunda-feira (13). A cineasta, que concorre na categoria de melhor documentário por Democracia em Vertigem, publicou uma foto em seu perfil no Instagram e agradeceu o reconhecimento dos colegas, em uma mensagem escrita em português e inglês. Acrescentou também um alerta contra a extrema direita que, segundo ela, "está se espalhando como uma epidemia". Leia a íntegra da mensagem:
"Estamos absolutamente emocionados e extasiados por nossos colegas terem reconhecido a urgência deste filme, e honrados por estarmos na companhia de documentários tão importantes. Numa época em que a extrema direita está se espalhando como uma epidemia, esperamos que esse filme possa nos ajudar a entender como é crucial proteger nossas democracias. Está se tornando cada vez mais evidente o quanto o pessoal é político para tantos ao redor do mundo, e acredito que é por meio de histórias, linguagem e documentários que as civilizações começam a se curar."
Destacando o ponto de vista pessoal da diretora, Democracia em Vertigem narra os eventos que transformaram o Brasil nos últimos anos, das manifestações de 2013 até a eleição de Jair Bolsonaro, em 2018. O filme está disponível na Netflix desde 19 de junho.
Para conquistar a estatueta, o filme de Petra deve superar o americano Indústria Americana, a coprodução entre Irlanda e Tailândia The Cave, o macedônio Honeyland e a coprodução entre Reino Unido e Síria For Sama.