A Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs), que está comemorando 10 anos, promove nesta terça-feira (4/9) a primeira edição da Sessão Accirs. Trata-se de um projeto que vai passar por diversas salas da Capital (e, em seguida, segundo os integrantes da entidade, do Interior) apresentando filmes seguidos de debates com críticos que fazem parte dos quadros da associação.
Neste primeiro ciclo, que terá projeções bimestrais, serão apresentados longas-metragens que trazem reflexões sobre o cinema – começando por O Espelho (1997), de Jafar Panahi, cineasta perseguido pelo regime político dos aiatolás no Irã. Os comentários serão de Ivonete Pinto, com mediação do curador Leonardo Bomfim, e início previsto para as 19h, na Sala Redenção.
Em novembro, será apresentado o documentário brasileiro Os Dias com Ele (2013), de Maria Clara Escobar, no CineBancários. E, em janeiro, o clássico O Desprezo (1963), de Jean-Luc Godard, na Cinemateca Capitólio. Outras sessões serão realizadas até julho, quando deverá iniciar-se o segundo ciclo do projeto.
Os 10 anos da Accirs também serão marcados pela segunda edição do seminário O Estado da Crítica, a ser realizado em 2019 - ano em que a primeira edição do evento, uma das atividades que lançaram a associação, completará 10 anos.