A primeira sessão pública do filme O Banquete, que seria realizada nesta quarta-feira (22), dentro da mostra competitiva do 46º Festival de Cinema de Gramado foi suspensa pela diretora Daniela Thomas em virtude da morte do diretor de redação do jornal Folha de S. Paulo Otávio Frias Filho nesta terça-feira (21). Com isso, o longa retira-se da disputa no evento. A estreia comercial do filme se mantém no dia 6 de setembro.
Para Daniela, a atitude respeita o luto da família, uma vez que o roteiro de O Banquete inspira-se em eventos que retratem o período de tensão entre os jornalistas e o então presidente Fernando Collor de Mello, que contou com a carta aberta de Otávio ao então presidente do Brasil, publicada em 25 de abril de 1991 .
– Sinto muito pela perda de Otávio e me solidarizo com a família, com seus amigos e funcionários. Foi um grande publisher, um intelectual admirável e tinha muito ainda a contribuir com o País, relembra Daniela.
A produtora Cisma e a distribuidora Imovision acataram o pedido da diretora da suspensão da exibição.
– O momento é inoportuno para o encontro de ficção e realidade e as possíveis interpretações equivocadas que a ficção pode suscitar. Por isso retiro o filme do festival, lamenta Daniela.