A lista de filmes LGBTQ+ para o Dia dos Namorados foi atualizada no dia 12 de junho de 2020.
Celebrar o Dia dos Namorados no frio pode ser bom. Sofá, cobertor, Netflix e a pessoa amada ao lado é a combinação perfeita. Mas se tem algo que definitivamente não combina com histórias de amor é o preconceito. Por isso, GaúchaZH preparou uma lista com 10 filmes LGBTQ+ para assistir na data que comemora a paixão. As produções contam histórias de amor de todas as formas e cores para mostrar que não há limite quando se trata de afeto.
1. Azul É a Cor Mais Quente
Vencedor da Palma de Ouro de Cannes, o filme de Abdellatif Kechiche lançado em 2013 conta a história de Adèle (Adèle Exarchopoulos), uma garota de 15 anos que se apaixona por outra mulher, Emma (Léa Seydoux), uma jovem de cabelos azuis. Em paralelo ao romance secreto, Adèle trava uma guerra com sua família e contra os supostos "valores da sociedade".
Disponível no Telecine Play, Now, YouTube e Apple TV.
2. Me Chame pelo seu Nome
Indicado ao Oscar de melhor filme, o longa mostra os primeiros passos do romance de Elio (Timothée Chalamet) com Oliver (Armie Hammer), um pesquisador. O jovem americano com ascendência italiana e francesa passa as férias na Itália, e seu novo amor é assistente de seu pai. Leia mais sobre o filme de Luca Guadagnino.
Disponível no Telecine Play, Apple TV, YouTube e Vivo Play.
3. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
Do cineasta Daniel Ribeiro, o longa foi o vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2015 na categoria de melhor filme. Baseado no curta-metragem Eu Não Quero Voltar Sozinho, estrelado pelos mesmos atores, na trama a vida de Leonardo (Ghilherme Lobo) muda completamente quando um novo aluno (Fábio Audi) entra em sua turma no colégio. Jovem cego, ele precisa lidar com o ciúme da melhor amiga (Tess Amorim), com os pais super protetores por causa de sua deficiência e com seus próprios sentimentos pelo novo rapaz. Leia mais sobre o longa aqui.
Disponível na Netflix.
4. Moonlight: Sob a Luz do Luar
O filme de Barry Jenkins foi o grande vencedor do Oscar de 2017, levando para casa prêmios como melhor filme, melhor ator coadjuvante e melhor roteiro adaptado. Na história, são acompanhadas três fases da vida de Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami: a infância sofrida por causa do bullying, a adolescência confusa pela crise de identidade e a fase adulta com a tentação do universo do crime e das drogas. Uma história de amor com todos os componentes necessários de um grande clássico da cinematografia norte-americana.
Disponível na Netflix, Now, YouTube e Apple TV.
5. San Junipero (Black Mirror)
A antologia de ficção científica que virou febre tem um dos seus episódios dedicados ao amor homossexual. Quarto capítulo da terceira temporada, San Junipero mostra a relação entre a tímida Yorkie (Mackenzie Davis) e a festeira Kelly (Gugu Mbatha-Raw) em diferentes momentos de vida. A produção é considerada um dos poucos momentos em que Black Mirror adota um tom mais positivo e alegre. Na história, o romance entre as duas se desenvolve em uma realidade virtual simulada onde a consciência das pessoas pode habitar no pós-morte.
Disponível na Netflix.
6. 120 Batimentos por Minuto
No início dos anos 1990, na França, o grupo ativista Act Up se esforça para que a sociedade reconheça a importância da prevenção e do tratamento em relação à aids. Recém-chegado ao grupo, Nathan (Arnaud Valois) logo fica impressionado com a dedicação de Sean (Nahuel Pérez Biscayart) à causa, e os dois se aproximam. Dirigido por Robin Campillo, o filme venceu o prêmio César do cinema francês de 2018.
Disponível no Now, YouTube e Apple TV.
7. Com Amor, Simon
Aos 17 anos, Simon Spier descobre que é gay. Interpretado por Nick Robinson, o protagonista sofre ante a decisão de assumir sua homossexualidade para os pais e amigos. Tudo se torna ainda mais complicado após ele se apaixonar por um colega de classe, pela internet. Sua jornada em busca de felicidade e aceitação, inspirada na novela juvenil de Becky Albertalli, é o foco do filme de Greg Berlanti.
Disponível no Now, YouTube e Apple TV.
8. Casamento de Verdade
Com Katherine Heigl (Izzie Stevens, de Grey's Anatomy) e Alexis Bledel (Rory, de Gilmore Girls), o filme de Mary Donoghue retrata a luta de Jenny para fazer sua família aceitar seu casamento com a namorada Kitty — com quem vive há anos, mas que os pais acreditavam ser apenas sua melhor amiga. Enquanto alguns familiares não se importam com sua escolha, outros não aceitam e a culpam por ter escondido a verdade por tanto tempo.
Disponível no Telecine Play e Globoplay.
9. Lago Porcupine
Aos 13 anos, Bea (Charlotte Salisbur) sonha em ter uma melhor amiga. Ela conquista isso e muito mais com a chegada de Kate (Lucinda Armstrong Hall) a sua pequena cidade, no norte de Ontário. Filme canadense da cineasta Ingrid Veninger, que foi lançado em 2017 no Festival Internacional de Cinema de Toronto.
Disponível na Amazon Prime Video.
10. Alex Strangelove
Terminando o ensino médio, Alex planeja perder a virgindade com sua namorada. Mas um encontro insperado com um interessante garoto gay o leva a uma incrível jornada de autodescoberta. Com sensibilidade e bom humor, Alex Strangelove fala de amor, amizade e a busca por identidade.
Disponível na Netflix.