Muito antes da cantora Miley Cyrus e do ator Anthony Mackie (Vingadores) estrelarem a quinta temporada, que foi disponibilizada nesta quarta-feira (5) pela Netflix, Black Mirror colocou outros nomes famosos em seu elenco para viverem personagens em futuros distópicos ou realidades que criticam a relação da sociedade atual com as tecnologias.
Nas quatro primeiras temporadas, também estiveram em cena artistas que ainda não eram tão conhecidos, mas que tornaram-se muito populares poucos depois de participarem da antologia de ficção científica.
De Daniel Kaluuya, ainda na primeira temporada, a Jesse Plemons, em um dos mais característicos capítulos da quarta, atores como Jon Hamm e Jodie Whittaker também passaram pela série. Relembre essas e outras participações:
Jon Hamm
O eterno Don Draper de Mad Men participou do episódio especial de Natal de Black Mirror. Lançado em dezembro de 2014, White Christmas é um dos capítulos mais bem avaliados da série e traz o ator no papel de um estranho treinador de inteligências artificiais.
Jesse Plemons
Depois de Breaking Bad e Fargo, Jesse Plemons entrou para o elenco de Black Mirror em 2017. Ele é uma das estrelas de USS Callister, o primeiro episódio da quarta temporada da antologia. No capítulo, o ator interpreta Robert Daly, programador e cofundador de uma empresa que produz um jogo de realidade simulada. No mundo virtual, ele é o comandante da nave espacial que dá nome ao episódio.
Daniel Kaluuya
Antes de se destacar pela atuação em Corra! (2017), Daniel Kaluuya participou da primeira temporada de Black Mirror. O ator interpreta Bing no segundo episódio, Fifteen Million Merits. Vivendo em um mundo onde as pessoas precisam pedalar muito para obter reconhecimento, o personagem transforma sua realidade ao tentar ajudar uma amiga a participar de um programa de talentos.
Bryce Dallas Howard
A Claire Dearing da franquia Jurassic World foi a protagonista do primeiro episódio da terceira temporada: Nosedive. A trama é ambientada em um mundo dominado por uma rede social que classifica as pessoas por estrelas – e tais estrelas determinam tudo que elas podem ou não fazer. Nessa realidade, a personagem de Bryce, Lacie Pound, faz absolutamente tudo para ser bem avaliada por todos que cruzam seu caminho, mas um evento inesperado acaba fazendo com que ela fique impopular.
Jimmi Simpson
Com House of Cards e Westworld no currículo, Jimmi Simpson aventurou-se em Black Mirror também em USS Callister. Ele interpretou James Walton, cofundador da empresa ao lado de Robert Daly e um dos tripulantes da nave.
Hayley Atwell
A Page Carter do universo Marvel viveu Martha no primeiro episódio da segunda temporada da série de Charlie Brooker, Be Right Back. A personagem é a esposa de Ash (Domnhall Gleeson), que morre logo após o casal se mudar para uma remota casa no campo. Grávida, ela acaba resolvendo experimentar um serviço online que permite contato com entes queridos que faleceram.
Domhnall Gleeson
Com Harry Potter, Star Wars e Ex-Machina em sua trajetória, Domhnall foi o Ash de Be Right Back, como já havíamos citado. O personagem original morre, mas o ator segue no episódio como uma versão virtual (e bizarra) de Ash.
Letitia Wright
Pouco antes de estrear nos cinemas como a Shuri do universo Marvel, a atriz participou de Black Museum. No último episódio da quarta temporada, ela vive a jovem que visita um museu localizado às margens de uma estrada. No local, encontra muitos artefatos que apareceram em outros episódios de Black Mirror, incluindo um macaco de pelúcia - que, aparentemente, não tem nada de tecnológico, mas carrega a consciência de alguém.
Jerome Flynn
Além de ser o Bronn de Game of Thrones, o ator e cantor deu vida ao Hector em Shut Up and Dance, terceiro episódio da terceira temporada. O personagem é um dos reféns de um hacker, que ameaça revelar o envolvimento dele com uma prostituta. Para evitar que o segredo seja revelado, ele se submete a diversas provas ao lado de Kenny (Alex Lawther).
Jodie Whittaker
Antes de virar a protagonista de Doctor Who, a atriz assumiu a identidade de Ffion em The Entire History of You, o terceiro episódio da primeira temporada de Black Mirror. A trama aborda uma realidade na qual as pessoas usam implantes em forma de “grãos” para gravar tudo o que fazem, ouvem ou assistem – e podem reproduzir tudo quando bem entenderem. Tudo vai bem até o marido de Ffion começa a suspeitar que ela possa ter um amante.