Os fãs da série de fantasia Game Of Thrones têm a chance de encontrar um ator da superprodução perambulando pelas ruas de Porto Alegre desde quarta-feira (23). Tom Wlaschiha ficou conhecido por interpretar Jaqen H'ghar, membro dos Homens Sem Rostos, uma ordem de misteriosos assassinos com a habilidade de mudar de aparência por completo, presentes na Cidade Livre de Braavos. O personagem participa da quinta e sexta temporadas da produção como treinador de Arya Stark. Tom veio à Capital para lançar seu novo filme, Berlin Falling, no Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre - Fantaspoa.
O homem sem rosto desembarcou na noite de quarta-feira (23) e manteve a mesma aparência germânica para curtir um pouco do frio porto-alegrense junto dos fãs. Logo na chegada, Tom visitou a Cidade Baixa, onde tomou drinques nos bares Mondo Cane e Dirty Old Man. O ator elogiou a pizza do Justo, novo espaço gastronômico do Capitólio e, no almoço, provou o típico churrasco gaúcho, na Costela do Roletche:
— A carne é ótima. Eu adorei a forma como ela é oferecida, por rodízio, nunca tinha visto! E as porções aqui no Brasil sempre são muito grandes — disse.
Segundo a equipe que o acompanha, o alemão tem passeado sozinho pelas ruas da cidade, pois adorou a paisagem da capital gaúcha. Em sua conta do Instagram, Tom ainda publicou uma foto de um cartaz do festival fixado em um poste, com a legenda "Street Life #brazil #fantaspoa2018", e outra com o rosto escondido dentro de um orelhão. Na descrição da imagem, lê-se "(E.)T. phone home #brazil🇧🇷#facelessman #fantaspoa2018".
Não é a primeira vez do ator no Brasil, mas é a primeira vez na região sul. Acostumado com a fama do país tropical, Tom Wlaschiha foi surpreendido pelo clima frio do outono gaúcho:
— Já estive no Brasil. A primeira vez que vim para cá foi em São Paulo e Brasília, como turista, mas é a primeira vez que venho para o sul do Brasil. Estava esperando um clima mais quente, porque na Alemanha está bastante calor nesse período do ano, então eu pensei, 'Ah! Brasil? É só levar algumas camisetas'. Isso foi um erro. Essa é uma das grandes qualidades do Brasil. É um país tão grande, com tanta diversidade, e eu nem vi tudo. Ainda tem o norte e o nordeste, que também quero conhecer.
Tendo mais de 70 obras em seu currículo, incluindo curtas e longas-metragens, filmes para televisão e séries, Tom Wlaschiha veio a Porto Alegre lançar seu último trabalho, o thriller alemão Berlin Falling. A produção de Ken Duken conta a história de dois estranhos - Frank, interpretado pelo diretor, e Andreas (Tom Wlaschiha) -, que se conhecem em um posto de gasolina e decidem ir juntos a Berlim. Frank oferece uma carona a Andreas, para logo descobrir que essa decisão acabará numa violenta viagem de vida ou morte. Apesar de seguir os passos de um thriller clássico, o longa toca em pontos delicados como o terrorismo na Europa:
— Como ator, eu não tenho preferência de tema. Gosto de thriller, mas, tendo um bom roteiro, eu aceito. O filme é sobre terrorismo, faz referência aos últimos ataques que têm acontecido ultimamente no ocidente e a como o medo influencia as pessoas — contou Tom.
É a primeira vez que ele trabalha com Ken Duken. Mas o ator de Game of Thrones diz que ficou bastante empolgado com o convite e com o resultado da produção:
— Duken é um ator conhecido, mas esse é o primeiro filme que ele dirige. Eu fiquei bastante empolgado quando ele me convidou para o papel, porque sempre fui muito fã de seu trabalho.
A exibição de Berlin Falling ocorre às 19h, nesta quinta-feira (24), na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085), seguida de um debate com o ator.
Também conhecido por interpretar o comissário Sebastian Berger, na série policial Crossing Lines, Tom parece ter gostado tanto do Fantaspoa que se dispôs a ler um roteiro da produtora do festival. João Pedro Fleck, que divide com Nicolas Tonsho a direção e a curadoria do evento, afirmou que o ator até mesmo dispensou a burocracia usual do texto ter que passar antes por seu agente. Solícito a todos que pedem fotos ou vídeos, Tom Wlaschiha deve ficar em Porto Alegre até domingo (27).
— O Fantaspoa entrou em contato comigo há alguns meses. Eu já tinha ouvido falar do festival e, como eu amo o Brasil, não tive que hesitar muito a respeito da resposta. Aceitei de imediato. É um dos maiores festivais de cinema de terror da América Latina — declarou.