Em cartaz no V744Atelier (Rua Visconde do Rio Branco, 744), em Porto Alegre, a mostra Curso destaca a versatilidade da produção do artista visual gaúcho Jailton Moreira. Formada por um conjunto de 11 trabalhos, a exposição reúne fotografias, vídeos e origamis selecionados entre as produções mais recentes do artista.
A visitação gratuita é de quarta a sexta-feira, das 14h às 17h, até o dia 27 de outubro. Também é possível agendar outros dias e horários pelos Instagram @V744atelier.
A inspiração para o título da mostra veio de um pensamento do filósofo e educador Jorge Larrosa Bondía: ele fala de curso como um movimento contínuo que "nunca inicia e nunca termina". A ideia dialoga com a proposta de Jailton, que apresenta trabalhos criados sem uma temática definida como fio condutor.
— Penso que uma obra é a construção de um curso. Quando um artista cria uma obra, ele está criando um curso — definiu ele, em declaração citada no material de divulgação enviado à imprensa.
Torreão
Além de artista, Jailton Moreira atua como professor e curador. Em sua biografia, destaca-se a iniciativa que desenvolveu em conjunto com a também artista Elida Tessler. Entre os anos de 1993 e 2009, eles foram coordenadores do Torreão. Destaque na cena cultural da Capital, o local tinha a proposta de expandir o espaço da arte contemporânea produzida na cidade. Em seus anos de atividade, recebeu inúmeras exposições. Algumas delas podem ser conferidas no vídeo Time Lapse, que também está disponível no V744Atelier.