A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou, nesta terça-feira (5), os seis longas-metragens do Brasil pré-selecionados para concorrer a uma vaga na categoria de melhor filme internacional no Oscar 2024.
Das 28 produções inscritas, foram escolhidos os longas Estranho Caminho, de Guto Parente; Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho; Nosso Sonho - A História de Claudinho e Bochecha, de Eduardo Albergaria; Pedágio, de Carolina Marcowick; e Urubus, de Claudio Borrelli.
O filme que representará o Brasil na competição internacional será anunciado no dia 12 de setembro.
A 96ª edição do Oscar está marcada para ocorrer em 10 de março de 2024, novamente no Dolby Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Porém, a cerimônia poderá ser adiada em razão da greve de atores e roteiristas.
Confira as sinopses dos filmes pré-selecionados:
Estranho Caminho
Um jovem cineasta que vai visitar sua cidade natal é surpreendido pelo rápido avanço da pandemia e precisa encontrar seu pai com quem não fala há dez anos. Depois do primeiro encontro, as coisas começam a ficar estranhas.
Pedágio
Suellen (Maeve Jinkings), cobradora de pedágio, percebe que pode usar seu trabalho para ganhar uma renda extra ilegal. Tudo para financiar a ida do seu filho, Tiquinho (Kauan Alvarenga) a uma caríssima cura gay ministrada por um pastor estrangeiro.
Retratos Fantasmas
Como em tantas cidades do mundo ao longo do século 21, milhões de pessoas foram ao cinema no centro de Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida e a sociedade.
Nosso Sonho - A História de Claudinho e Buchecha
A história de amizade entre os cantores Claudinho e Buchecha, que logo se transforma em força de sucesso e superação. Um filme que mostra como o ritmo e a poesia da periferia conquistaram o Brasil.
Noites Alienígenas
Com elementos narrativos fantasiosos, o longa apresenta a história de três personagens da periferia de Rio Branco, impactados pelo conflito entre facções criminosas e pela violência urbana, que, nos últimos dez anos, quase triplicou o assassinato de crianças e jovens no Acre.
Urubus
São Paulo. Na quarta maior cidade do mundo, em que a pichação cobre mais muros e prédios do que qualquer outro lugar do planeta, Trinchas (Gustavo Garcez) comanda uma gangue de pichadores que escala os edifícios mais altos para deixar a sua marca.