O cartunista, ilustrador, desenhista e escritor Mauricio de Sousa, 87 anos, publicou nas redes sociais nessa quinta-feira (10) uma ilustração criada por ele em homenagem a cantora Gal Costa, que faleceu na quarta-feira (9). No desenho, a intérprete de sucessos como Chuva de Prata e Um Dia de Domingo aparece junto de outros personagens famosos da Turma da Mônica.
Na ilustração, Gal Costa aparece em cima de uma nuvem cantando e tocando violão. Voando em seu lado esquerdo, o personagem Anjinho toca harpa. Embaixo, há ainda Mônica, Milena (primeira personagem negra da Turma da Mônica), Cebolinha, Magali e Cascão. Em destaque, aparece a frase "A chuva de prata cairá sem parar", em referência a um dos maiores clássicos da cantora.
"Gal, meu amor, você sempre dará sorte! Sorte na vida!", diz texto do post, que pouco tempo depois de ser publicado, viralizou. No Instagram, a publicação já recebeu mais 97 mil curtidas e comentários de vários fãs e admiradores do trabalho da cantora e do cartunista. "Agora sempre que o céu chorar, a chuva de prata cairá e molhará os corações dos fãs", disse um internauta. "Que homenagem linda", manifestou outra. "Gal merece luas, estrelas e aplausos sem fim", escreveu um usuário da rede social.
O próprio Maurício de Sousa também comentou no post, ao escrever "Eu também!..". No Twitter, a publicação também gerou ampla repercussão, com mais de 72 mil curtidas, quase 5 mil compartilhamentos e 2,6 mil comentários.
Veja a ilustração:
A despedida de Gal Costa
A cantora Gal Costa faleceu na última quarta-feira (9) , aos 77 anos, em São Paulo. Por decisão da família, a causa da morte não será divulgada.
O anúncio da morte foi feito mediante um comunicado publicado no Instagram oficial da cantora. Confira a mensagem:
O velório da cantora, que foi aberto ao público, ocorreu nessa sexta-feira (11) na Assembleia Legislativa de São Paulo. Diversos famosos compareceram na cerimônia, como os cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil e a atriz Lúcia Veríssimo, que namorou Gal Costa na década de 1980 e mantiveram uma forte amizade após o término.
Diferentemente do velório, o sepultamento do corpo de Gal foi realizado em cerimônia restrita a amigos e familiares, e ocorreu no Cemitério da Ordem Terceira do Carmo, na Consolação, região central de São Paulo.
Trajetória da artista
Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945, em Salvador, na Bahia. Aos 20 anos, ela iniciou sua carreira musical ao lançar a canção Eu Vim da Bahia, composta por Gilberto Gil.
Em seus 57 anos de carreira artística, Gal lançou mais de 40 álbuns, entre trabalhos de estúdio e versões ao vivo. O último disco de canções inéditas da cantora foi lançado em 2018 e se chama A Pele do Futuro. O trabalho foi inspirado no filho da artista, Gabriel, 17 anos.
Durante a pandemia, a cantora lançou seu último álbum da carreira, intitulado Nenhuma Dor. O disco reuniu clássicos da cantora em duetos com vozes masculinas, como as canções Baby, com Tim Bernardes, Coração Vagabundo, com Rubel, e Meu Bem, Meu Mal, com Zeca Veloso.