Morreu no último domingo (26), aos 94 anos, a artista visual Margaret Keane, conhecida por pintar quadros com mulheres e crianças de olhos gigantes e aparência melancólica. A história da pintora ganhou notoriedade após ser narrada no filme de Tim Burton Big Eyes, cujo título faz referência ao traço artístico mais característico de Keane.
A morte foi confirmada ao The New York Times pela filha da pintora, Jane Swigert. Segundo ela, a mãe morreu em sua casa na Califórnia, nos Estados Unidos, por conta de uma insuficiência cardíaca.
Ao longo de sua carreira artística, Keane consagrou-se como uma das pintoras mais aclamadas da arte contemporânea. Mas pelo público, uma vez que nunca chegou a cair nas graças da crítica especializada.
Aliás, este é um dos pontos abordados no filme Big Eyes, que também trata o fato de a artista ter sido ofuscada pelo ex-marido Walter Keane, que assumia indevidamente a autoria das obras dela.
A artista se divorciou dele em 1965, mas só revelou a farsa do ex em 1970, quando se casou de novo e resolveu reivindicar a autoria de suas obras nos tribunais.